Ouvindo...

Atalanta goleia, derruba invencibilidade do Leverkusen e conquista a Europa League

Com três gols de Lookman, a equipe italiana dominou do começo ao fim da decisão e levantou o primeiro troféu internacional da história

Lookman foi o ‘dono do jogo’ e marcou três gols na final da Europa League

A Atalanta é campeã da Europa League 2023/24. Nesta quarta-feira (22), a equipe italiana goleou o Bayer Leverkusen por 3 a 0 no Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda, com três gols de Lookman. Essa foi a primeira derrota dos alemães em 52 jogos na temporada.

A equipe Nerazzurri dominou a decisão do começo ao fim e construiu vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 12 minutos, o nigeriano Lookman se antecipou à defesa na área e marcou o primeiro gol do jogo. Já aos 25, o atacante fez boa jogada individual e finalizou de fora da área para ampliar.

Leia também

Famoso pelas viradas impressionantes e gols marcados no fim das partidas desta temporada, o Leverkusen não teve a mesma capacidade nesta quarta. Os comandados de Xabi Alonso não conseguiram reagir no segundo tempo e pouco chegaram ao ataque.

Por outro lado, foi Lookman que brilhou na etapa final. Aos 31 minutos, o atacante recebeu na entrada da área, driblou o defensor do Leverkusen e finalizou com força para sacramentar a conquista.

O título da Europa League é a primeira conquista internacional da história da Atalanta, que já venceu uma Copa Itália em 1963, cinco edições da Série B (a última em 2011) e uma da Série C, em 1982. Além disso, o técnico Gian Piero Gasperini, que treina a equipe desde 2016, conquistou o primeiro título em 20 anos de carreira.

A Atalanta ainda terá dois jogos no Campeonato Italiano e pode terminar a competição até mesmo em 3º lugar. De toda forma, os Nerazzurri já estão classificados para a próxima Champions League.

A equipe ainda conta com dois brasileiros no elenco: o meia Éderson (ex-Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza), que foi titular na decisão; e o zagueiro naturalizado italiano Rafael Tolói (ex-Goiás e São Paulo).

Derrotado na final, o Leverkusen perde também a invencibilidade história na temporada, que chegou a 51 partidas. O time alemão foi campeão nacional invicto e também está na decisão da Copa da Alemanha, que será neste sábado (25).


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.