Veja a caminhada da Inter de Milão até a final da Champions League

Treze anos depois, a Inter volta à decisão da Champions e vai em busca do tetracampeonato

Inter volta à final 13 anos depois e vai em busca do quarto título

Treze anos depois, a Inter de Milão está de volta à final da Champions League. Em 2009/10, os italianos venceram o Bayern de Munique para levantar o terceiro troféu da competição, após os títulos em 1964 e 1965. Neste sábado (10), a Inter enfrenta o Manchester City na decisão da temporada 2022/23 em Istanbul, na Turquia.

Para os Nerazzurri, não se trata apenas de voltar às glórias continentais, mas também recolocar a Itália no mapa do futebol europeu. Desde o título em 2010, a Juventus foi o único time do país a chegar à final, mas com duas derrotas - para o Barcelona em 2015 e para o Real Madrid em 2017.

Apesar do status de “azarão”, a Inter chega à final como o time que ficou mais jogos sem sofrer gols (oito), além de ter no goleiro Onana o líder de defesas na competição, com 45.

Fase de grupos

Poucos torcedores esperavam que a Inter de Milão teria alguma chance de avançar às oitavas de final. No grupo C, o time italiano ficou ao lado de Bayern de Munique-ALE, Barcelona-ESP e Viktoria Plzeň-CZE.

Mesmo com outros dois gigantes na disputa, a Inter se classificou, mas em 2º lugar. O Bayern liderou a chave e o Barcelona acabou eliminado.

Veja os resultados da Inter de Milão na fase de grupos

  • Rodada 1: perdeu para o Bayern de Munique em casa por 2 a 0

  • Rodada 2: ganhou do Viktoria Plzeň fora de casa por 2 a 0 (gols de Dzeko e Dumfries)

  • Rodada 3: ganhou do Barcelona em casa por 1 a 0 (gol de Çalhanoglu)

  • Rodada 4: empatou com o Barcelona fora de casa em 3 a 3 (gols de Barella, Lautaro e Gosens)

  • Rodada 5: ganhou do Viktoria Plzeň em casa por 4 a 0 (gols de Mkhitaryan, Dzeko x2 e Lukaku)

  • Rodada 6: perdeu para o Bayern de Munique fora de casa por 2 a 0

Oitavas de final

O primeiro confronto da fase eliminatória acabou sendo o “mais fácil” para a Inter, por mais que o placar não demonstre. Classificada em 2º no grupo, a equipe italiana foi sorteada para enfrentar o Porto-POR, campeão do grupo B e que deixou o Atlético de Madrid pelo caminho na fase de grupos.

Na Itália, vitória Nerazzurri por 1 a 0, com gol de Lukaku. Em Portugal, um empate sem gol confirmou a vaga às quartas de final.

Quartas de final

Na fase seguinte, veio justamente o grande rival do Porto: o Benfica. Em um confronto recheado de gols, os italianos avançaram com uma vitória e um empate.

O primeiro jogo aconteceu em Portugal, mas quem venceu foi a Inter: 2 a 0, com gols de Barella e Lukaku. Com boa vantagem, os italianos acabaram empatando por 3 a 3 na volta. Barella, Lautaro e Correa fizeram os gols que decidiram a classificação.

Semifinal

A fase semifinal foi mais marcada por uma grande história do que pelo futebol praticado em si. Inter de Milão e Milan voltaram a se enfrentam pela Champions após 18 anos, quando fizeram uma das quartas de final de 2004/05.

Naquela ocasião, quem avançou foi o Milan. Dessa vez, a Inter não tomou conhecimento do rival local e sequer sofreu gols. Jogando como visitante, os Nerazzurri venceram por 2 a 0 - com gols de Mkhitaryan e Dzeko. Na volta, com maior apoio da torcida em Milão, vitória por 1 a 0 com gol de Lautaro, confirmando o retorno à decisão após 13 anos.

Itatiaia transmite a grande final

A equipe da Itatiaia já está em Istambul, na Turquia, para trazer para Minas Gerais e para o Brasil todas as emoções da final deste sábado (10) entre Manchester City e Inter de Milão.

O pré-jogo na Rádio de Minas começa às 15h05 (de Brasília) de sábado, com a equipe da Itatiaia na Turquia trazendo todas as informações sobre o duelo entre ingleses e italianos, assim como o ambiente no entorno do Estádio Olímpico Atatürk. A bola rola às 16h.

A decisão da Liga dos Campeões 2022/23 será transmitida no rádio (95,7 FM e 610 AM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana), com imagens da jornada no canal da Itatiaia no YouTube. João Vitor Cirilo vai ancorar a jornada e Edu Panzi será o comentarista, com João Vítor Xavier e Fabrício Calazans a cargo das reportagens.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...