Coube a Keiller viver uma noite de herói para o Internacional e garantir com a defesa ao chute de Bruno Matias, na 16ª cobrança de penalidade, a classificação colorada para as oitavas de finais da Copa do Brasil. Derrotado no tempo normal pelo mesmo 2 a 1 que vencera em Porto Alegre no jogo de ida, a equipe gaúcha precisou sofrer nos pênaltis para superar o Azulão, na noite desta quinta-feira (27), no estádio Rei Pelé, e avançar no torneio nacional.
No tempo normal, os gols da vitória do CSA foram marcados por Tomas Bastos e Thiaguinho; para o Inter marcou Alan Patrick. Com a classificação, a equipe gaúcha garantiu a premiação de R$ 3,3 milhões e está entre as 16 melhores equipes da competição.
O Internacional volta o foco novamente para a Série A. A equipe do técnico Mano Menezes recebe o Goiás, no estádio Beira-Rio, no próximo domingo (30). Por sua vez, eliminado do torneio nacional, o CSA volta as atenções para a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, quando irá visitar o Confiança, na próxima quinta-feira (4).
No embalo do mar azulino
CSA e Internacional fizeram um primeiro tempo em que ambas as equipes se mostraram bem dispostas a abrir o placar. Pelo lado gaúcho, Allan Patrick e Alemão desperdiçaram as principais oportunidades. Pelo Azulão, também já haviam assustado Gabriel Taliari e Tomás Bastos.
No embalo da torcida, que fez uma bonita festa no Rei Pelé, o CSA chegou a vantagem aos 41 minutos, com um chutaço de Tomas Bastos de fora da área, para vence Keiller e abrir o placar para uma explosão em azul nas arquibancadas.
Pressão colorada
Na volta do intervalo o CSA recuou em excesso. E o Internacional aproveitou-se. Aos 12, Dalberson salvou em uma pancada de Campanharo. Aos 16, pênalti para a equipe gaúcha com Moisés Ribeiro derrubando Alan Patrick dentro da área. O próprio capitão do Inter foi para a cobrança e deixou tudo igual.
Após o gol de empate, o jogo ficou morno, com muitas substituições. O Inter parecia esperar pelo apito final, quando o CSA, arriscando, reencontrou o caminho do gol aos 36 minutos. Passe de Gabriel Taliari para Thiaguinho voltar a deixar o Azulão à frente do marcador. O placar levaria a disputa para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Pelo CSA foram às cobranças na sequência: Rodolfo (gol), Yago Henrique (pegou Keiller), Thiaguinho (gol), Rhuan (gol), Gabriel Taliari (gol), Luis Felipe (gol), Almir Luan (gol), Bruno Matias (perdeu).
Pelo Internacional foram às cobranças na sequência: Luiz Adriano (gol), Maurício (pegou Dalberson), Renê (gol), Jean Dias (gol), Carlos de Pena (gol), Wanderson (gol), Matheus Dias (gol), Vitão (gol).
Sorteio para as oitavas e premiação
O Internacional e as demais 15 equipes garantidas nas oitavas de finais conhecerão os rivais nesta fase na próxima terça-feira (2), às 13h, em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. A busca agora será pelas quartas de final, o que garante aos classificados uma nova premiação, agora no valor de R$ 4,3 milhões.
Copa do Brasil: confira os classificados
Fortaleza
Sport
América-MG
Atlético-MG
Athletico-PR
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Palmeiras
Santos
São Paulo
Bahia
Botafogo
Internacional
Grêmio
CSA (6) 2 x 1 (7) Internacional
CSA
Dalverson; Cedric, Ednei (Paulo César), Rafael Foster (Almir Luan) e Rhuan; Bruno Matias, Moisés Ribeiro (Yago Henrique) e Tomás Bastos (Rodolfo); Thiaguinho, Iago Teles (Luis Felipe) e Gabriel Taliari. Técnico: Vinícius Bergatin.
Internacional
Keiller; Igor Gomes, Vitão, Rodrigo Modelo e Renê; Johnny (Carlos de Pena), Gustavo Campanharo (Matheus Dias) e Alan Patrick (Jean Dias); Wanderson, Pedro Henrique (Maurício) e Alemão (Luiz Adriano). Técnico: Mano Menezes.
Gols
Tomas Bastos (40min1ºT) e Thiaguinho (36min2ºT), para o CSA; Alan Patrick (18min2ºT), para o Inter.
Cartões amarelos
Moisés Ribeiro, Tomás Bastos, Rhuan, Thiaguinho, Almir Luan, Bruno Matias (CSA); Pedro Henrique, Mano Menezes (Inter).
Público:
Renda:
Motivo: jogo de volta pela 3ª fase da Copa do Brasil
Data: quinta-feira, 27 de abril de 2023; às 20h (de Brasília)
Local: Rei Pelé, em Maceió
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima (ambos de SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz (FIFA-SP)