Falando em inglês e com auxílio do tradutor Juliano Leal, o belga Francis Amuzu foi oficialmente apresentado pelo Grêmio nesta quarta-feira (12) à tarde no CT Luiz Carvalho.
Ganês de nascimento, o atacante foi para Bélgica ainda criança. Por lá, se destacou no Anderlecht, até ser negociado com o Grêmio nesta janela de transferências.
Em sua primeira fala no Tricolor, Amuzu falou sobre suas características, e contou que se sente melhor atuando pela ponta esquerda.
“Prefiro jogar pelo lado esquerdo. É ali que me sinto que posso realizar mais ações com a bola, atacar a profundidade. Pela direita, é mais a questão de tentar o cruzamento”, contou o jogador.
Europeus no Grêmio
A adaptação em um novo país, com nova cultura e idioma totalmente diferentes, é claro, será um desafio para Amuzu. Porém, o jogador tem na própria equipe do Grêmio, um bom ajudante. Trata-se do dinamarquês Braithwaite, que tem inglês fluente, e é “vizinho de país” na Europa.
A Dinamarca e Bélgica ficam a 952 km uma da outra, sendo separadas apenas pela Holanda. A distância entre os dois países é parecida com a de Belo Horizonte com Curitiba, a nível de comparação.
Recém chegado no Tricolor, o atleta contou que recebeu conselhos de Braithwaite.
“Martin (Braithwaite) me falou que só precisa fazer uma coisa. Dar a vida em campo. Se fizer isso, a torcida vai te apoiar”, disse o atleta.
Escolha pelo Brasil
Próximo do centro do futebol europeu na Bélgica, como a Premier League, da Inglaterra, e La Liga, da Espanha, Amuzu contou porque escolheu vir para o Brasil, na América do Sul.
Em sua fala, o jogador valorizou a competitividade do futebol brasileiro.
“Se você olhar a liga brasileira, os melhores jogadores do mundo são brasileiros. Como Neymar, Rodrygo, Vinicius. Eu me sinto muito bem sobre essa escolha. É algo bom para minhas habilidades também, para crescer. Eu sei que muitas pessoas ficam em choque porque vim da Bélgica para o Brasil. Mas se você assistir a liga, é um campeonato duro. Não é uma liga fácil. Você pode daqui também fazer uma transferência para Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha. Então vai ser um desafio grande para mim”, finalizou Amuzu.