Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio fecha portas do CT em retaliação de Renato à imprensa; entenda

Medida foi anunciada pelo técnico Renato Portaluppi após a vitória do Grêmio sobre o Guarany, no último sábado (2), pelo Gauchão

Reapresentação tricolor nesta segunda-feira (4) foi fechada para imprensa

Assim como havia anunciado o técnico Renato Portaluppi após a vitória sobre o Guarany de Bagé, no último sábado (2), os portões do CT Luiz Carvalho ficaram fechados para a imprensa em forma de protesto na tarde desta segunda-feira (4).

A ação do treinador levou dois representantes da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) a irem até o centro de treinamentos para pedir explicações ao clube sobre a proibição da entrada da imprensa ao local.

No entanto, nem os funcionários da ACEG nem os repórteres presentes no local foram recebidos pelo Tricolor. Em nota, a associação lamentou a postura do clube. De acordo com o texto da instituição, o Grêmio não foi amigável para resolver o caso.

“A ACEG lamenta e se mostra contrária à decisão do técnico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Renato Portaluppi, que em uma atitude, confessadamente revanchista, impediu o acesso da imprensa ao centro de treinamento por conta de críticas dos cronistas esportivos. (...) A ACEG procurou o diálogo com a Direção do clube, para que houvesse solução sem prejuízo para as partes, mas, infelizmente, não obteve sucesso. (...) Dessa forma, entendemos que a Presidência do Grêmio apoia o descabido posicionamento de seu comandante da comissão técnica”, disse a associação em nota.

Entenda a polêmica

Após a vitória de 4 a 1 sobre o Guarany de Bagé, pela 11ª rodada do Campeonato Gaúcho, no último sábado (2), o técnico Renato Portaluppi disparou críticas contra a imprensa. Em sua fala, o treinador Renato expressou sua irritação com críticas feitas aos jornalistas em razão de sua ausência na Recopa Gaúcha. Na última quarta-feira (28), o Tricolor perdeu o título da competição por 2 a 0 para o São Luiz, em Ijuí.

“Quando se trata do nome de Renato, as pessoas querem aparecer. Uma crítica ali, outra aqui é válido, mas tem gente que deve ser apaixonada por mim, porque falam do meu nome o tempo todo. O Grêmio jogou um Gre-Nal, foi um jogo pegado, na segunda eu já sabia disso, mas a decisão foi tomada há três semanas. Aqui no Grêmio tem hierarquia e eu sempre respeitei. Mas, por causa dos cornetinhas do ar-condicionado, os portões do CT vão ficar fechados até segunda ordem. Os repórteres vão pagar o pato pelos gênios do ar-condicionado”, disparou o treinador contra comentaristas da crônica esportiva gaúcha.

A postura do técnico foi reiterada pela direção, que, no entanto, afirmou ser também uma questão de ordem técnica.

“O Renato é um cara que respeita a hierarquia. A decisão de fechar o CT compete a uma parte técnica, mas não é uma decisão só do Renato, é uma decisão conjunta”, afirmou o vice-presidente de futebol Antônio Brum.

O centro de treinamentos deve seguir sem acesso dos jornalistas até segunda ordem do clube.

Próximos compromissos

No próximo domingo (10), o Grêmio recebe o Brasil de Pelotas, na Arena, em Porto Alegre, às 18h30 (de Brasília), pelas quartas de final do Gauchão. A partida será disputada em jogo único. O mandante garante a vaga à semifinal apenas com um empate.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.

Ouvindo...