Seja pela proximidade cultural e geográfica com a Argentina e o Uruguai, Grêmio e Internacional têm historicamente os seus elencos lotados de “gringos”. Até mesmo parte dos maiores ídolos da Dupla Gre-Nal é estrangeira oriunda da América do Sul.
E com a abertura do mercado de transferências anualmente, o lado azul e vermelho do Rio Grande do Sul volta a encontrar nos hermanos a solução para seus problemas. De acordo com levantamento feito pelo Torcedores.com, os clubes gaúchos são os brasileiros que mais contratam estrangeiros na história do país do futebol.
Só na primeira semana, Lucas Alario chegou ao Internacional e o conterrâneo Agustín Marchesín e Soteldo chegaram ao Grêmio.
Para o levantamento, a presença de estrangeiros nos 20 clubes da Série A de 2024 e dos quatro campeões brasileiros que jogarão a Série B foi consultada no site Transfermarkt e rechecadas nos sites O Gol e Wikipedia. Foram consideradas as contratações anunciadas até a manhã de sexta-feira (12).
São eles: Athlético Paranaense, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Sport, Coritiba, Bahia, Vitória, Fortaleza, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO e Guarani.
Muy copero y Tricolor
Com a chegada de Soteldo e do goleiro Marchesín, o Grêmio lidera a lista com 75 estrangeiros jogando com a camisa do tricolor gaúcho. No caso do clube, o país que forneceu mais reforços foi a Argentina, com o impressionante número de 30, chegando a 40%.
Logo em seguida, aparece o arqui-rival Internacional, com 74 estrangeiros,já contando com o novo atacante Lucas Alario. Os três argentinos do elenco atual fazem com que os hermanos permaneçam na liderança de reforços, com 26.
O Top 5 brasileiro
Fechando o top-3, a chegada de Cazares e Otero levou o Santos aos 70 jogadores de fora do Brasil. No caso do alvinegro, são 17 argentinos.
O Vasco ocupa o quarto lugar com 68 estrangeiros, contando com o zagueiro paraguaio Robert Rojas, que chegou por empréstimo do River Plate. A atual campeã mundial também é a maior exportadora de peças para o cruz-maltino, com 22 jogadores, contando com Vegetti, Orellano e Capasso do elenco atual.
Fechando o top-5, o Athlético teve 64 estrangeiros na sua história, trazendo três apenas nessa janela: os paraguaios Gamarra e Benítez e o lateral argentino Leo Godoy. Ao contrário dos quatro primeiros do ranking, o país que mais exportou jogadores para o Furacão foi a Colômbia, com 15.
Lista de contratações estrangeiras dos clubes brasileiros em 2024:
- Athletico: Mateo Gamarra (PAR), Romeo Benítez (PAR) e Leo Godoy (ARG)
- Vitória: Cristián Zapata (COL), Eryc Castillo (EQU) e Raúl Cáceres (PAR)
- Santos: Cazares (EQU) e Otero (VEN)
- Grêmio: Soteldo (VEN) e Marchesín (ARG)
- Corinthians: Rodrigo Garro (ARG) e Diego Palácios (EQU)
- Botafogo: Savarino (VEN) e Alexander Barboza (ARG)
- Cruzeiro: Lucas Romero (ARG) e Juan Dinenno (ARG)
- Atlético-GO: Alejo Cruz (URU) e Mateo Zuleta (COL)
- Criciúma: Yerson Candelo (COL) e Baltazar Barcia (URU)
- Flamengo: Nicolás De La Cruz (URU)
- Internacional: Lucas Alario (ARG)
- São Paulo: Damián Bobadilla (PAR)
- Palmeiras: Aníbal Moreno (ARG)
- Vasco: Robert Rojas (PAR)
Top 10 de contratações de estrangeiros na história
- Grêmio - 75 (30 argentinos)
- Inter - 74 (26 argentinos)
- Santos - 70 (17 argentinos)
- Vasco - 68 (22 argentinos)
- Athletico - 64 (15 colombianos)
- Flamengo - 63 (22 argentinos)
- Botafogo - 59 (17 argentinos e uruguaios)
- São Paulo - 58 (19 argentinos)
- Palmeiras - 57 (17 argentinos)
- Cruzeiro - 53 (15 argentinos)