O Grêmio venceu o América, lanterna do Brasileirão, por 4 a 3 no final de semana passado. Nesta quarta (1), o triunfo foi sobre o Coritiba, o penúltimo, por 2 a 1.
Os dois jogos fora de casa, e para o técnico gremista, Renato Portaluppi, resultados que não podem ser menosprezados principalmente se comparado ao que seu rival histórico fez recentemente contra os mesmos adversários.
“Vitória da entrega do time. Isso é fundamental. Enfrentamos dois times que estão na parte debaixo da tabela, e ganhamos seis pontos. Teve time que ganhou um”, disse Renato.
O recado foi ao rival Inter, que coincidentemente encarou os mesmos rivais nas duas rodadas, invertido claro, e perdeu para o Coritiba, por 4 a 3, e empatou com o América, 1 a 1, ambos os confrontos dentro de casa.
“Vocês [imprensa] falam que jogar com três zagueiros nós atuamos defensivos, mas ganhamos o jogo. E teve time que não ganhou. Tivemos chances, criamos, a estratégia era essa. Jogamos para frente o tempo todo”, disse Renato.
O resultado colocou o Grêmio com 53 pontos, na terceira colocação, mas ainda distante do Botafogo, líder, que tem 59. Os cariocas ainda têm um jogo a menos, adiado contra o Fortaleza. Mas na quinta-feira que vem, dia 9, haverá o confronto direto contra o Botafogo, no Rio.
“Sei que é muito difícil, mas vamos correr atrás. Enquanto tivermos chances matemáticas, vamos brigar, e lutar. O que também vale para conquistar a vaga na Libertadores”, disse Renato.
O Grêmio volta a campo no sábado (4) contra o Bahia, às 19h30 (de Brasília). E Renato convocou os torcedores gremistas a lotarem a Arena, em Porto Alegre.