Cria do Atlético que decepcionou no Grêmio marca golaço e segue grande fase no México

Em apenas sete meses de Liga MX com Atlético San Luis, ele acumula 16 gols em 21 jogos

João Pedro Galvão, revelado pelo Atlético e com passagem apagada pelo Grêmio, brilha no México

Revelado pelas categorias de base do Atlético, o atacante João Pedro Galvão segue em grande fase no México. Em apenas sete meses de Liga MX com a camisa do Atlético San Luis, ele acumula 16 gols em 21 jogos.

Nessa quarta-feira (14), contra o América, ele marcou o segundo gol da vitória do Atlético San Luis por 2 a 1. E foi um golaço. Aos 21 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, ele dominou dentro da grande área, deu um drible desconcertante no adversário e bateu rasteiro no canto esquerdo, sem chances para o goleiro.

O Atlético San Luis é o quinto colocado da Liga Mexicana, com três pontos, três de diferença para o líder Toluca.

Leia também

Sobre João Pedro

Natural de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, João Pedro ingressou nas categorias de base do Atlético em 2006, quando tinha apenas 14 anos. Considerado uma das maiores joias do Galo na época, ele foi campeão da Taça BH de Futebol Júnior em 2009. Além disso, o atacante era frequentemente convocado para a Seleção Brasileira de base.

João Pedro subiu ao profissional do Atlético em 2010, sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, que inclusive chegou a escalá-lo na função de meio-campista ofensivo. Embora tenha feito 13 jogos no time principal atleticano (11 no Campeonato Brasileiro e dois na Copa Sul-Americana), ele não marcou gols com a camisa alvinegra.

A primeira passagem de João Pedro pela Itália foi decepcionante, e ele acabou sendo emprestado ao Peñarol-URU e ao Vitória de Guimarães-POR. O atacante encontraria o bom futebol anos depois, pelo Cagliari-ITA, clube em que virou ídolo ao fazer 255 jogos e 84 gols. Os bons números fizeram ele se naturalizar e ser convocado à Seleção Italiana.

Ele defendeu a Itália na derrota por 1 a 0 para a Macedônia do Norte, em março de 2022, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Em 2022 foi contratado pelo Fenerbahçe, da Turquia. Depois, em 2023, acertou com o Grêmio por empréstimo, mas não deixou saudades ao torcedor gremista, somando apenas três gols em 45 jogos. Em 2024 mudou para o Hull City, da Segunda Divisão Inglesa. Por lá, fez seis gols em 36 partidas e concedeu duas assistências.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...