O Grêmio voltou a vencer após duas rodadas, e ganhou do Palmeiras por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, em Porto Alegre. O gol do jogo foi marcado pelo atacante João Pedro.
Com o resultado, o Tricolor continuou em terceiro lugar na tabela, mas agora com 43 pontos. O vice-líder Palmeiras tem 44. A um ponto do segundo lugar, o Grêmio também conseguiu diminuir a diferença para o Botafogo para oito pontos.
Primeiro tempo
O Grêmio parece ter guardado o “gás” das últimas rodadas para usar em casa diante do Palmeiras. Logo aos quatro minutos, Suárez quase acertou um belíssimo voleio. Pressionando, aos nove, o camisa 9 aumentou o seu número de assistências no Campeonato. Após receber de Villasanti, Luisito tocou para João Pedro, que abriu o placar para o Tricolor. 1 a 0 Grêmio.
Resposta palmeirense
Aos 13, Raphael Veiga teve oportunidade, mas acabou errando a mira. Em seguida, em jogada ensaiada na cobrança de falta, Endrick bateu mal colocado. Aos 25, Viega soltou uma bomba mas tocou para fora. Quatro minutos depois, o meia obrigou Gabriel Grando a operar uma grande defesa.
Sentiu!
Aos 33 minutos, Rodrigo Ely arrancou em velocidade para marcar Arthur e acabou sentindo uma lesão muscular. O zagueiro precisou sair de campo e deu vaga a Bruno Uvini.
Só deu Verdão
Após o primeiro gol, o Tricolor mais tentou segurar o Palmeiras do que criar oportunidades. Ainda no final da primeira etapa, o jovem Endrick teve duas oportunidades mas acabou não acertando.
Segundo tempo
Em desvantagem, o Palmeiras voltou para a segunda etapa mais ofensivo. Logo aos cinco, Endrick bateu e Grando segurou. Aos 14, Suárez tentou responder mas bateu fraco demais.
Pode agressão?
Aos 22, Rony acertou o cotovelo no rosto de Bruno Uvini, que sofreu um corte no supercílio e caiu no chão, sangrando. O zagueiro gremista precisou de atendimento médico. A arbitragem, porém, não deu cartão ao atacante. Aos 28, André Henrique recebeu de Suárez mas bateu para fora. Em seguida, Bruno Uvini cometeu o mesmo erro.
Tentativas em vão
Aos 37, Suárez recebe de João Pedro, mas bate muito acima da meta de Weverton. Aos 40, Villasanti recebeu mais um amarelo e foi pra rua. Com oito minutos de acréscimos, Gustavo Gómez quase conseguiu o empate aos 50, quando acertou uma bomba no travessão. Fim de papo. Grêmio 1 a 0.
Próximos compromissos
O Grêmio terá nove dias para o próximo compromisso, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza. O jogo está marcado para o próximo dia 30, às 16h (de Brasília), no Ceará.
Já o Verdão se preocupa agora com o Boca Juniors, pela Copa Libertadores. O time viaja para Argentina para partida de ida das semifinais da competição, na próxima quinta-feira (28), às 21h30 (de Brasília).
Grêmio 1 x 0 Palmeiras
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely (Bruno Uvini, 34min 1ºT), Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan (Galdino, intervalo) e Cristaldo (Ferreira, intervalo); João Pedro Galvão (André, 10min 2ºT) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez; Mayke, Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos, 28min 2ºT), Raphael Veiga, Piquerez; Artur e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.
Gol
João Pedro, do Grêmio (08min, 1ºT);
Cartões amarelos
Rodrigo Ely, do Grêmio (33min, 1ºT); Marcos Rocha, do Palmeiras (47min, 1ºT); João Pedro Galvão, do Grêmio (50min, 1ºT); Villasanti, do Grêmio (13min, 2ºT); Mayke, do Palmeiras (17min, 2ºT);
Cartão vermelho
Villasanti, do Grêmio (40min, 2ºT)
Público: 29.057 torcedores
Renda: -
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21 de setembro de 2023 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ), auxiliado por Eduarco Gonçalves Cruz (MS) e Thiago Henrique Farinha (RJ).
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG).