O vínculo de Luis Suárez com o Grêmio seria até dezembro de 2024, mas o atacante fez um apelo e foi atendido pela diretoria do clube para deixar Porto Alegre ao fim deste ano. Diante desse cenário, o Tricolor faz planos para ter mais um astro em seu elenco na próxima temporada.
Em entrevista ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, Guerra disse que ainda não está 100% focado na montagem do elenco de 2024, uma vez que o clube está em plena disputa do Campeonato Brasileiro e ainda sonha com o título.
De qualquer forma, a sucessão de Suárez está sempre nas rodas de conversas da diretoria e será feita com muito cuidado.“Estou mais preocupado com o Brasileirão agora do que lá na frente. Mas se dissesse que não estamos pensando no time do ano que vem, estaria mentindo. Na régua entre 0 e 100, estou em 80 neste ano e 20 em 2024. O Suárez é insubstituível. Sabemos da repercussão que foi a contratação. Querer substituir alguém insubstituível não é nosso objetivo. Temos que repor um jogador que dentro de campo deu resposta positiva. Se pudermos associar um nome que entregue em campo e que também tenha apelo de marketing, vamos correr atrás. A nossa ação nele não morre”, disse.“Talvez não seja sair um e entrar outro. Tem a ver com oportunidade de mercado. Mas entendemos a lição, que foi melhor do que esperávamos, de ter um jogador desse tamanho. Estamos atentos. Não é no dia seguinte que sai um e entra outro do mesmo tamanho. Queremos primeiro a resposta desportiva, como o Suárez entregou. Teve outros casos de grandes jogadores contratados e não deu certo. E aí tem o problema desportivo e o de fora de campo”, completou o presidente Alberto Guerra.
Suárez, de fato, deu retorno em campo. Em 38 jogos, o atacante uruguaio marcou 18 gols e deu 11 assistências. Fora dos gramados, o astro ainda trouxe muitos frutos, como o crescimento dos sócios, de 62 mil para 113 mil.