O jogo entre Grêmio x Bahia, válido pelas quartas de finais da Copa do Brasil, segue mantido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para esta quarta-feira (12). Apesar do risco de ciclone em Porto Alegre
A informação foi confirmada no início desta tarde, pela reportagem da Itatiaia, junto à CBF. Segundo o órgão, houve, de fato, o recebimento de um ofício da Prefeitura de Porto Alegre com o alerta climático, porém, oficialmente, o jogo segue mantido, sob a condição de avaliação do desenvolvimento climático nas próximas horas.
“Estamos monitorando o tempo inteiro. Por enquanto, é chuva, sem vento, condições em que partidas acontecem no Brasil o tempo inteiro. Se algo além do normal acontecer, se toma providência. Por enquanto, está dento de uma normalidade. Não tem condições de cancelar uma partida por conta das previsões porque as coisas se alteram”, informou o diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva.
CBF monitora condições na Arena
Apesar da escolha pela manutenção da partida até o momento, a CBF deve continuar realizando novas avaliações na Arena. A arbitragem também decidir pelo adiamento do confronto entre Grêmio e Bahia. Isto porque, o assessor de arbitragem do jogo, Marcos Rogério, de São Paulo, deve avaliar novamente o gramado do estádio gremista na tarde desta quarta-feira (12).
A partir das informações sobre as condições da Arena, o árbitro do confronto, Wilton Pereira Sampaio, junto com o delegado da partida, podem deferir pelo adiamento pouco antes da bola rolar. O jogo está previsto para às 19h (de Brasília).
Previsão de chuva forte em Porto Alegre
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a capital gaúcha com trechos de alagamentos espalhados por diferentes pontos da cidade e dificuldade de deslocamento.
“Diante do alerta do ciclone extratropical, enviamos ofício ao Grêmio, FGF e CBF solicitando o adiamento do jogo marcado para a noite desta quarta-feira, na Arena. Importante a precaução considerando que envolve deslocamento de milhares de pessoas e mobilização de serviços”, afirmou, nas redes sociais, Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre.
De acordo com o MetSul Meteotologia, além do ciclone, uma forte chuva atinge a Região Metropolitana de Porto Alegre, o litoral e a Serra Gaúcha. Também no início desta tarde, a empresa especializada reforçou o alerta.
“Grande quantidade de raios na Metade Oeste, que acompanha instabilidade mais intensa associada ao centro de baixa pressão, que dá origem ao ciclone e que tende a avançar para o Sul e o Leste do estado, incluindo Porto Alegre”, informou.
Procurados, Bahia e Grêmio não quiseram se posicionar sobre o impasse e aguardam o desenrolar dos fatos mantendo a programação normal para a partida.