Montevidéu supera BH e é a 3ª cidade com mais representantes na Série A
Levantamento da Itatiaia aponta que capital do Uruguai é uma das principais fornecedoras de jogadores para o Brasileirão

Menos populosa que 10 capitais brasileiras, Montevidéu, no Uruguai, com 1,3 milhão de habitantes, assumiu um lugar de destaque no futebol brasileiro. Levantamento feito pela Itatiaia apontou que a cidade é a terceira com mais representantes na Série A do Campeonato Brasileiro: 17 no total.
A cidade uruguaia que revelou para o mundo craques como Diego Forlán, Enzo Francescoli e Ghiggia, supera várias capitais brasileiras, tratadas como berços do futebol nacional. São os casos, por exemplo, de Belo Horizonte (11), Curitiba (11), Salvador (11) e Porto Alegre (8).
E não se trata de representante em qualquer clube da elite brasileira. Os sete primeiros colocados do Campeonato Brasileiro têm pelo menos um jogador uruguaio nascido em Montevidéu no seu elenco.
O líder Botafogo tem os recém-contratados Mateo Ponte e Diego Hernández, cujos direitos econômicos foram adquiridos ao Montevideo Wanderers por cerca de R$ 11 milhões. Palmeiras e Grêmio contam com os selecionáveis Piquerez e Carballo, respectivamente.
Completam essa parte da lista Varela, do Flamengo; Leo Fernández, do Fluminense; Thiago Borbas, do Red Bull Bragantino, e Cannobio, do Athletico, terceira contratação mais cara da história do Furacão (R$ 15,2 milhões em 2022).
Uruguaios na Série A
No total, são 117 estrangeiros na Série A do Campeonato Brasileiro num universo de 729 jogadores. O Uruguai, que empresta ao Brasil atletas como Luis Suárez, do Grêmio, e Arrascaeta, do Flamengo, tem 27 representantes na elite do futebol nacional.
Além de Montevidéu, o Uruguai tem jogadores de Artigas, Canelones, Concepción del Uruguay, Maldonado, Nuevo Berlín, Pando, Paysandú, Rivera, Salto e San Jacinto.
Estrangeiros no Brasileirão
Dentre os 117 estrangeiros, 105 são sul-americanos, de oito países. Os argentinos lideram, com 39 jogadores, seguidos por Uruguai (27), Colômbia (14), Equador (7), Paraguai (7), Chile (7), Venezuela (2) e Bolívia (2). Escola tradicional no continente, o Peru não tem, neste momento, nenhum jogador entre os 20 clubes da elite nacional.
A Série A ainda tem jogadores nascidos em outros oito países: Estados Unidos (3), Portugal (2), Espanha (2), França (1), Alemanha (1), Grécia (1), Angola (1) e Argélia (1). O levantamento considera a naturalidade.
*Participaram do levantamento os jornalistas Hugo Lobão, Leonardo Parrela, Lucas Sanches, Maria Fernanda Ramos, Mateus Moreira, Matheus Muratori, Pedro Leite, Sofia Gontijo, Túlio Kaizer, Tiago Mattar e Bruno Furtado.
