São Paulo tem mais chance de rebaixamento do que ir à Libertadores, diz estudo
Tricolor se complica no Campeonato Brasileiro e apresenta queda brusca na tabela

A situação do São Paulo na atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro preocupa. De acordo com estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor tem 15% de chance de ser rebaixado para a Série B e apenas 5,2% de probabilidade de conquistar uma vaga na Libertadores de 2027.
O cenário coloca o São Paulo mais próximo da briga contra o rebaixamento do que da disputa pelas primeiras posições. O risco de queda é quase três vezes maior do que a possibilidade de classificação para a Libertadores.
Na projeção da UFMG, o Tricolor aparece com o nono maior risco de queda entre os 20 participantes da Série A. O time paulista está atrás de Chapecoense (99,29%), Remo (57,1%), Santos (52,5%), Vasco (47%), Internacional (40,3%), Mirassol (32,2%), Grêmio (24,3%) e Vitória (18,2%) na lista de maiores probabilidades de rebaixamento.
A possibilidade de classificação para a Libertadores é consideravelmente menor. O São Paulo tem 5,2% de chance de terminar o campeonato entre os cinco primeiros, atrás de Palmeiras (99,52%), Flamengo (95,3%), Athletico-PR (87,1%), Fluminense (36,2%), Cruzeiro (33,4%), Corinthians (31,1%), Bragantino (24,6%), Bahia (24,4%), Botafogo (21,1%) e Atlético (19,5%).

Atual 12º colocado, com 26 pontos, o São Paulo chegou a liderar o Brasileirão no início do campeonato.
Agora, o time não vence um jogo válido pelo torneio desde 25 de abril, quando derrotou o Mirassol por 1 a 0. São mais de três meses sem triunfos na competição.
No sábado (15), às 21h, a equipe recebe o Coritiba, pela 23ª rodada. Antes, o Tricolor encara o Bolívar nesta terça-feira (11), pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.



