São Paulo anuncia Rafinha como novo executivo de futebol de forma definitiva
Ex-jogador assumiu o cargo interinamente há menos de um mês após saída de Rui Costa

O São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (16), de forma definitiva, Rafinha como novo executivo de futebol do clube. O ex-lateral assumiu o cargo interinamente há pouco menos de um mês, após a demissão de Rui Costa.
Rafinha chegou ao tricolor em janeiro de 2026, com missão de fazer interlocução entre elenco e diretoria, além de trabalhar no centro de treinamento no dia a dia, entre outras funções. O ex-jogador aceitou convite do São Paulo, comandado pelo presidente Harry Massis, para ser gerente esportivo e braço direito de Rui Costa.
Encaro essa nova função como mais um desafio e me sinto muito preparado. A experiência que tenho aqui dentro do São Paulo, tanto como atleta quanto neste período como gerente esportivo, e tudo o que vivi em mais de 20 anos de futebol me dão muita confiança para liderar o projeto esportivo do clube. Além disso, tenho buscado me aprimorar com cursos de gestão. Temos uma equipe muito qualificada dentro e fora do campo, uma grande estrutura e muita confiança para o que vem pela frente. Nossa tarefa será, sempre, colocar o São Paulo no ponto mais alto junto com os nossos torcedores, que são os mais importantes desse clube gigante.
Em 20 de junho, entretanto, Rui Costa foi demitido do São Paulo. Na ocasião, Rafinha assumiu provisoriamente o cargo até que o clube encontrasse um substituto.
Durante a Copa do Mundo de 2026, Rafinha se dividiu com a nova posição e como comentarista do Mundial na TV Globo.
O novo executivo iniciou os estudos em gestão esportiva na DFB Akademie (Federação Alemã de Futebol), além do curso de gestão de clubes da FIFA.
Para suporte jurídico, Rafinha contará com Felipe Carvalho, advogado do São Paulo desde 2020, que se tornou gerente jurídico esportivo.
Tenho visto o trabalho diário do Rafinha desde que assumiu essa nova responsabilidade. Ele foi um grande atleta e líder, e como gerente esportivo agregou muito. Agora, nessa nova função, vem realizando um grande trabalho à frente do futebol do São Paulo, não só pela experiência que obteve ao longo da carreira, mas por todo o seu relacionamento no mundo do futebol.
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonada por esportes (principalmente futebol e vôlei) e cultura. Passagem pela equipe de comunicação da UFMG.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.




