Belo Horizonte
Itatiaia

Por que trabalho de Rafinha na Copa do Mundo não preocupa o São Paulo

Dirigente do Tricolor Paulista será comentatista da Globo durante Mundial

Por, São Paulo (SP)
Rafinha acompanhando treino no CT da Barra Funda
Rafinha acompanhando treino no CT da Barra Funda • Erico Leonan/SPFC

O fato de Rafinha estar escalado para comentar a Copa do Mundo no Grupo Globo não preocupa o São Paulo. O gerente esportivo não ficará afastado do cargo durante o Mundial e seguirá exercendo normalmente suas funções no dia a dia do clube.

A Itatiaia apurou que Rafinha conciliará o trabalho como comentarista com as atividades que desempenha no Tricolor, em alinhamento com o executivo Rui Costa.

A participação de Rafinha na cobertura da Globo durante a Copa do Mundo foi uma condição acertada entre as partes no momento do pagamento da multa rescisória, já que o ex-jogador havia renovado recentemente seu contrato com a emissora. O São Paulo sempre esteve ciente de que não teria o profissional integralmente disponível neste período.

Embora Rafinha ocupe um cargo importante no departamento de futebol, atuando como “elo” entre diretoria e elenco, ele não é o responsável pelas decisões relacionadas a contratações e saídas de jogadores. O gerente participa das conversas e é consultado internamente, mas a condução dessas questões passa principalmente por Rui Costa.

“A cobrança sempre vai existir, eu sei que o torcedor fica zangado, ‘que não sabe contratar’ (risos). Eu cheguei em janeiro, eu não tenho este poder para contratar ninguém, para mandar ninguém embora. Mas opino, claro que me consultam, eu dou a minha opinião, senão não vale a pena eu estar ali. Há pessoas acima de mim, o executivo, o presidente, o São Paulo está se refazendo”, disse Rafinha em entrevista ao Podpah.

Vale lembrar que o gerente esportivo não viajará para fazer a cobertura in loco da Copa do Mundo. Rafinha atuará apenas como comentarista e participará de programas nos estúdios da Globo, em São Paulo.

Agora sob o comando de Dorival Júnior, o São Paulo tenta superar um momento complicado na temporada, marcado por oscilações no Campeonato Brasileiro e pela eliminação na Copa do Brasil. Rafinha foi anunciado pelo clube em 26 de janeiro, pouco antes da demissão de Hernán Crespo.

O ex-lateral atuou pelo São Paulo entre 2022 e 2024 e foi peça importante nas conquistas da Copa do Brasil de 2023 e da Supercopa do ano seguinte. Identificado com o clube, acumulou 117 jogos, com um gol e cinco assistências.

Por

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais