A dor de cabeça que atormenta Roger para jogo entre São Paulo e Cruzeiro
Tricolor está há três partidas sem vencer e empatou com o Internacional na última quarta-feira (1), fora de casa

O São Paulo não conquista uma vitória há três partidas, e um aspecto sobre a forma de atuar do time incomoda o técnico Roger Machado: o excesso de cruzamentos. O Tricolor encara o Cruzeiro neste sábado (4).
A equipe manteve um padrão elevado de bolas aéreas nos dois últimos jogos, contra Internacional (40) e Palmeiras (41), segundo dados da plataforma Sofascore.
Entre as 81 tentativas, somente 11 foram certas, totalizando 13,6% de índice de acerto.
Diante do Colorado, na última quarta-feira (1), a partir de um cruzamento de Wendell para Calleri que o São Paulo conseguiu empatar o duelo nos acréscimos. Por outro lado, o time não acertou uma finalização sequer contra o Palmeiras.

Nas três partidas anteriores, o Tricolor teve 71 cruzamentos e nove certos. No total, são 152 cruzamentos e 20 corretos durante a passagem de cinco jogos de Roger Machado pelo São Paulo. O treinador está incomodado.
"O volume de cruzamentos não é o que eu desejo. Até por isso, a abertura dos pontas no segundo tempo e trazer o Cauly para a posição de segundo homem de meio de campo foi para que a gente tivesse, tanto na primeira fase de construção quanto na segunda, essas conexões. Os laterais voltarem a ter, como chamavam na minha época, uma ponte para acessar a linha de fundo, ou uma jogada individual", analisou Roger, sobre a partida contra o Inter.
"Precisamos de soluções para que a gente não se resuma a um time que acessa o centroavante apenas de cruzamentos. Os cruzamentos precisam ser importantes, mas que sejam em momentos e jogadas adequadas para municiar o centroavante. Temos um centroavante de área, que precisa ser municiado com bola no chão, mas também com bola aérea", acrescentou.
O técnico tem mudado o estilo de jogo do São Paulo. Roger Machado entende que o Tricolor precisa fortalecer os lados do campo no momento ofensivo e defensivo. Para isso, tem colocado mais pontas e concedido liberdade aos laterais.
Autor do cruzamento que gerou assistência para Calleri, Wendell falou sobre essa situação.
"Cruzamos muito e, graças a Deus, conseguimos fazer um gol também. Mas esperamos melhorar no próximo jogo, concluir mais e fazer mais gols, que é o mais importante", disse o lateral, no Beira-Rio.
São Paulo x Cruzeiro
O São Paulo enfrenta o Cruzeiro no sábado (4), às 18h30 (de Brasília). Válido pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o confronto está marcado para acontecer no Morumbis.
O Tricolor conquistou duas vitórias seguidas quando Roger assumiu o time. Porém, depois aconteceram duas derrotas e um empate. No período, o São Paulo perdeu a liderança do Brasileirão e caiu para a quarta colocação.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.




