Sem Abel Ferreira, elenco do Palmeiras faz exames em reapresentação
Treinador e comissão técnica não comparecem em retomada das atividades enquanto os trabalhos só envolvem exames médicos

O Palmeiras iniciou oficialmente a intertemporada na manhã desta quinta-feira (25), na Academia de Futebol, após a reapresentação do elenco na noite anterior. Os trabalhos não contaram com a presença do técnico Abel Ferreira e da comissão técnica portuguesa.
Os jogadores estavam em jejum e passaram por uma série de avaliações médicas e físicas no primeiro dia de trabalho. Como as atividades só envolvem exames médicos, o treinador e seus pares ainda não compareceram.
A rotina começou com exames cardiológicos, como ecocardiograma, além de análises laboratoriais realizadas em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O elenco também foi submetido a avaliações funcionais e biomecânicas conduzidas pelo Núcleo de Saúde e Performance (NSP).
Segundo Pedro Pontin, coordenador médico do clube, o objetivo é atualizar o mapeamento físico dos atletas e comparar os dados com os exames feitos no início da temporada. As informações ajudam no planejamento da comissão técnica para os treinos no período de intertemporada.
“Estamos fazendo alguns exames de acompanhamento, em sequência àqueles que fizemos no início da temporada. Servirão para termos um monitoramento real do momento, de como esses atletas se apresentaram e também comparar com os exames que foram feitos no início do ano. Com esses parâmetros, a comissão poderá planejar os treinos nesse longo período de intertemporada e, assim, extrair o máximo possível de rendimento”, explicou Pontin.

Na sequência, o coordenador do NSP, Daniel Gonçalves, detalhou o protocolo aplicado pelo clube. Segundo ele, o período será tratado como uma pré-temporada, já que o calendário prevê cerca de quatro semanas de treinamentos.
“São práticas que costumeiramente realizamos nas reapresentações dos atletas. Teremos agora uma intertemporada no futebol brasileiro, mas, em termos de prazo, vamos tratar como uma pré-temporada, já que serão quase quatro semanas de treinamento", explicou. Gonçalves ainda enfatizou a importância dos exames para prevenções de lesões.
"São testes de potência nos quais verificamos não só a parte muscular, mas também a qualidade do movimento. Essas análises permitem avaliar o atleta para prevenção, redução de lesão e os níveis de condicionamento cardiorrespiratório e cardiológico”, acrescentou.
Próximo jogo do Palmeiras
O Palmeiras volta a jogar no dia 23 de julho, às 21h30, contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. A partida é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.



