Palmeiras sobe o tom contra postura do Flamengo na Libra: ‘Prepotente e dolosa’
Verdão emite nota de repúdio à liminar que bloqueou repasse de direitos de transmissão do Brasileirão

O Palmeiras emitiu uma nota oficial na tarde deste sábado (27) em repúdio à postura do Flamengo na disputa jurídica da Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Na sexta (26), o time carioca conseguiu uma liminar junto ao Tribunal de Justiça Desportiva-RJ, uma liminar que bloqueia o pagamento de R$ 77 milhões referentes a uma das parcelas do contrato de ‘pay-per-view’ do Brasileirão.
Na visão do Alviverde, a atitude flamenguista é “predatória” com os demais clubes do grupo. O Flamengo alega ter sido prejudicado pelas regras de distribuição do dinheiro e busca a revisão do acordo firmado em 2024 — e válido até 2029.
O processo corre em segredo de Justiça. A liminar havia sido negada em primeira instância, mas o pedido foi acatado em segunda instância pelo Tribunal.
Em nota oficial, o Palmeiras reiterou que, na prática, seria um dos beneficiados pela renegociação dos valores desejada pelo Fla, mas afirma não compactuar com essa atitude. No repúdio à diretoria flamenguista, o Verdão ainda cita a não participação do Rubro-Negro no manifesto da Libra, que cobrava providências no combate ao racismo em jogos da Libertadores.
Clubes que fazem parte da Libra:
- Palmeiras
- Bragantino
- São Paulo
- Santos
- Atlético
- Bahia
- Grêmio
- Vitória
- Remo
- Paysandu
- Volta Redonda
- ABC
- Guarani
- Sampaio Corrêa
- Brusque
- Flamengo
Confira a nota oficial do Palmeiras na íntegra:
“A Sociedade Esportiva Palmeiras manifesta repúdio à conduta da atual gestão do Clube de Regatas do Flamengo, que, por meio de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, travou o repasse de R$ 77 milhões referente a uma das parcelas do contrato firmado entre os clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a TV Globo sobre os ganhos com a audiência.
Ao obstruir de forma contraditória e indevida o fluxo desses recursos, a estratégia do clube carioca se revela predatória e torpe, pois busca asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais.
Cabe ressaltar que o Palmeiras tem lugar de fala para se manifestar sobre o tema; afinal, além de equilibrado economicamente, seria um dos beneficiados diretos caso prosperasse a alteração pleiteada pela atual gestão do Flamengo. Entretanto, o Palmeiras compreende que não joga sozinho e, por isso, defende o crescimento coletivo do futebol brasileiro.
A postura prepotente e dolosa da atual gestão do Flamengo, infelizmente, não surpreende. Trata-se do mesmo grupo político que, no início do ano, recusou-se a assinar o manifesto da Libra que cobrava providências no combate ao racismo nos gramados sul-americanos.
Clube brasileiro com mais títulos nacionais, o Palmeiras trabalha pela construção de um futuro sustentável para todos. Confiamos que a Justiça do Rio de Janeiro logo perceberá as reais intenções por trás das ações do Flamengo – inclusive concluindo que os prejudicados pela liminar foram, na verdade, os demais clubes da Libra – e restabelecerá a legalidade do acordo vigente entre o grupo e a TV Globo, de modo a preservar o espírito de cooperação que deve nortear o esporte.”
Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado por games e futebol, atua nas editorias Esportes, Empregos e Variedades.



