Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras molda novas lideranças em meio à reformulação; entenda

Verdão tem elenco novo na temporada, e comissão técnica quer construir mais líderes no grupo

Lucas Evangelista foi capitão do Palmeiras contra o Fortaleza

Com a reformulação no elenco feita em 2025, o Palmeiras perdeu jogadores que eram lideranças no vestiário e começou a moldar novos líderes no grupo.

Entre os remanescentes, Gustavo Gómez segue como o capitão alviverde. Neste ano, porém, outros atletas tiveram oportunidade de ficar com a braçadeira.

O caso mais recente foi o de Lucas Evangelista. O meio-campista foi contratado em 2025 junto ao RB Bragantino e assumiu a condição de titular após a saída de Richard Ríos para o Benfica, de Portugal.

Na goleada por 4 a 1 sobre o Fortaleza, no último sábado, o camisa 30 ficou com a braçadeira de capitão no segundo tempo, ao entrar na partida. Quando esteve em campo, não havia pilares dos últimos anos que trabalharam com o técnico Abel Ferreira, com exceção do goleiro Weverton.

Outro jogador é Raphael Veiga, que sempre foi considerado um líder do Palmeiras, mas neste ano assumiu ainda mais responsabilidades.

Torcedor e ídolo do clube, ele é responsável por ajudar na adaptação dos reforços e se consolidou como um dos capitães, utilizando a faixa na final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians. Diante do Fortaleza, ele iniciou como capitão.

Veiga é um dos capitães do Palmeiras

Dois jogadores do sistema defensivo também receberam mais responsabilidades. O lateral-esquerdo Piquerez renovou contrato até 2030 e é trabalhado para ser um dos próximos capitães do time.

Além do uruguaio, a comissão técnica pretende que o zagueiro Murilo assuma mais responsabilidades no elenco.

“O Murilo, devido às alterações, nós o colocamos com mais responsabilidades no grupo. Era uma pessoa muito tranquila, na dele. Dissemos que precisamos mais dele, um extra, mais 10% para o grupo para ganhar a liderança nesse trabalho diário. Ele está se esforçando nisso, nessa função nova. Sempre foi muito tranquilo, agora está se soltando um pouquinho mais”, chegou a revelar o auxiliar João Martins, em entrevista coletiva recente.

“Apesar de começarmos a reformular o elenco no início do ano, temos disputado pelas primeiras posições em todas as competições. Parece fácil. Temos que aculturar esses jogadores, ao clube e à exigência. Sabemos que o tempo e a paciência são curtos. Estamos a trabalhar muito, aculturar esses jogadores que chegaram”, avaliou Abel Ferreira.

Leia também

Próximo jogo do Palmeiras

Precisando apenas de um empate para avançar, o Palmeiras terá o segundo jogo contra o River Plate na quarta-feira (24), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília). O primeiro duelo teve vitória palmeirense por 2 a 1, na Argentina, com gols de Gustavo Gómez e Vitor Roque.

Quem avançar para as semifinais jogará contra São Paulo ou LDU, do Equador.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.