O zagueiro Rafael Donato foi apresentado pelo
“Eu sou filho de pai agente penitenciário e minha mãe camelô. Meu pai tinha que trabalhar e minha mãe vendia doce. Eu vendia doce com ela e era difícil, porque eu saía do Rio de Janeiro, da favela do Vidigal, onde sou nascido e criado, e ia para Marechal Hermes, eram quase 50 km de trem e era duro”, disse Rafael.
O zagueiro relembrou também que, enquanto se dedicava a treinar, amigos aproveitavam festas e saídas.
“Às vezes os companheiros, amigos da comunidade saiam para a noite e eu descendo para o treino, com uma bolsinha embaixo do braço e sem nada, às vezes com um real no bolso e um suco que minha mãe me dava”, lembrou.
“E os caras: ‘Pô, tu é louco. Você vai lá fazer o que? Não vai dar nada’. Os amigos voltando da folia e eu indo, eu acreditando. Graças a Deus as coisas aconteceram. Por isso que eu sempre falei que as coisas na minha vida foram sempre na base de muito esforço e muita dedicação. E acredito que não só eu. Aqui nesse grupo, talvez todos os atletas tenham suas histórias de dificuldade”, completou Rafael.
Por fim, o novo zagueiro do Bugre destacou que estar jogando no Guarani é a realização de um sonho. Nesta temporada, o defensor ajudará a equipe de Ribeirão Preto na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
“Hoje, eu estar sentado aqui é dizer que venci. Hoje estou jogando no Guarani, um time de muita história para mim. Eu não estou olhando o Guarani pela Série, estou olhando pela história. Eu sei o quanto é difícil jogar aqui. Eu estou aqui por isso. Eu já passei momentos difíceis, os últimos anos foram complicados para mim, mas o desejo de olhar tudo que eu passei e poder dar a volta por cima aqui vai ser maravilhoso”, finalizou.
Rafael Donato
Rafael Donato iniciou a carreira no Audax do Rio. No futebol brasileiro teve passagens por Bahia, Cruzeiro, Criciúma, Joinville, Brasiliense, Vila Nova - onde foi campeão da Série C em 2020 - e Novorizontino.
O zagueiro também tem passagens pelo futebol português e saudita.
Nas últimas duas temporadas defendeu o Tigre do Vale na Série B e no Campeonato Paulista.
O zagueiro de 36 anos assinou em definitivo com o Guarani até o fim de 2026.