O
Na nova estrutura, o Paulistão passará a ter uma fase inicial de pontos corridos, e os oito melhores classificados avançarão para o mata-mata.
Os confrontos serão definidos por sorteio, com os clubes divididos em quatro potes (A, B, C e D). As equipes de cada pote se enfrentarão entre si e também disputarão partidas contra times de outros potes, totalizando oito rodadas na primeira fase.
O Pote A reunirá Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, os maiores campeões do estado. Os Potes B e C serão compostos pelos clubes mais bem colocados no Campeonato Paulista de 2025, seguindo a ordem de classificação. Já o Pote D terá os 13º e 14º colocados do Estadual de 2025, além dos dois times que subirem da Série A2.
A ordem dos confrontos e os mandos de campo serão definidos posteriormente. A FPF (Federação Paulista de Futebol) elaborará a tabela considerando critérios técnicos, de segurança e de logística.
Os oito melhores colocados avançarão para o mata-mata, que terá quartas de final e semifinais em jogo único e final em dois jogos. Assim como nas edições anteriores, os times com melhores campanhas terão o direito de mando nas partidas eliminatórias.
Jogos dos quatro grandes na primeira fase do Paulista-2026
- Corinthians: Palmeiras, Santos, São Paulo, RB Bragantino, São Bernardo, Ponte Preta, Velo Clube e Capivariano
- Palmeiras: Corinthians, Santos, São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP
- Santos: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste
- São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera