Villa Nova terá semana decisiva para criação e negociação da SAF; entenda
Conselheiros do Leão do Bonfim se reunirão duas vezes para deliberar sobre o novo modelo de administração do clube

Na próxima semana, o Villa Nova dará um passo decisivo para a criação e definição da venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Conforme antecipado pela Itatiaia, o Leão do Bonfim despertou o interesse do empresário de Manhuaçu, Renato Valentim, que surge como principal candidato a se tornar o futuro controlador do tradicional clube de Nova Lima. Antes, porém, de sacramentar qualquer negociação, o Conselho Deliberativo se reunirá para analisar e formalizar todo o processo. A Itatiaia avançou na apuração em contato com o presidente do clube, Anísio Clemente Filho.
O primeiro encontro está marcado para esta quarta-feira (7). Na ocasião, os conselheiros terão como principal missão constituir e homologar oficialmente a SAF do Villa Nova. Caso o novo modelo de administração seja aprovado, também serão definidas as diretrizes para o recebimento de propostas de interessados na aquisição de até 90% das ações da sociedade.
Valores, projeto e próximos passos da venda do Villa Nova
Em entrevista exlusiva à Itatiaia, o presidente Anísio Clemente Filho afirmou que o clima interno é de otimismo. Segundo ele, a constituição da SAF só se tornou viável após a estruturação da recuperação judicial, que organizou as dívidas do clube e estabeleceu um cronograma para o pagamento aos credores.
Diante desse cenário, Anísio ressaltou que o perfil ideal para assumir a SAF é o de um investidor capaz de arcar com os compromissos financeiros do clube e, ao mesmo tempo, apresentar um projeto sólido e sustentável para o desenvolvimento do Villa Nova.
“O único patrimônio que o Vila tem hoje é só a marca. E devendo aí na faixa de 13 milhões, então é meio complicado. Nós conseguimos essa recuperação judicial, a gente tem mais de 150 credores. Nós estamos equacionando isso, já pagamos a primeira parcela. O juiz já deu tudo ok. Então, ficou menos difícil a gente conseguir algumas propostas para a SAF”, disse Anísio.
Dentro desse projeto do ‘novo Villa’, será priorizada a proposta que abarque a retomada das categorias de base do clube.
“A gente vai frisar muito nas propostas em relação à base. O Vila tem 5, 6 anos que acabou com sua base e hoje você sabe que a base é tudo. O Vila conseguiu as sequência que ele teve, principalmente no meu comando, porque a gente tinha uma base bem sólida. Então, a gente vai priorizar mesmo um projeto que não é só o projeto financeiro, é um projeto no todo”, completou.
O Villa Nova foi rebaixado na última edição do Módulo I, e disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro. Inclusive, o presidente do Leão Bonfim afirmou que a agilização da venda se dá também por conta da proximidade da próxima competição, que terá início já em maio deste ano.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.
Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Emerson Romano escreve semanalmente sobre futebol





