Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Zagueiro do Cruzeiro que pertence ao Athletico-PR tem futuro incerto

Defensor não entra em campo há cinco meses e deve deixar clube mineiro ao término do período de empréstimo

Mateo Gamarra não atua em um jogo oficial pelo Cruzeiro desde maio

Mateo Gamarra completou, nessa terça-feira (28), cinco meses sem entrar em campo pelo Cruzeiro. A última vez que o zagueiro atuou em partidas oficiais foi em 28 de maio, no empate sem gols com o Unión de Santa Fe-ARG, no Mineirão, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra tem futuro incerto. A tendência é que o paraguaio de 25 anos não permaneça no Cruzeiro, que tem opção de compra, mas não deve exercê-la.

Em paralelo, o jogador terá pouco espaço para ser aproveitado no Furacão em 2026, se confirmado o retorno. O clube paranaense contratou recentemente os zagueiros Carlos Terán e Juan Felipe Aguirre, ambos colombianos. A defesa da equipe rubro-negra vai passar por estas duas figuras no ano que vem, além da ascensão do jovem Arthur Dias, de apenas 18 anos.

O contrato de Gamarra com o Athletico-PR vai até o fim de 2027. Segundo informações do portal UmDois Esportes, o clube paranaense estuda assumir um prejuízo financeiro para negociar a saída definitiva do atleta, assim como aconteceu com o lateral-direito Léo Godoy e deve ocorrer com o atacante Lucas Di Yorio. Ambas as contratações não deram o retorno esperado em 2024, assim como a do paraguaio.

O jogador viu Fabrício Bruno e Lucas Villalba se consolidarem como destaques defensivos, além de Jonathan Jesus, tratado como joia e substituto imediato, e de João Marcelo, que voltou de lesão no mês passado. Ainda há Bruno Alves nas categorias de base. O jovem participou do Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira e desponta para ganhar oportunidades na próxima temporada.

Mateo Gamarra no Cruzeiro

Gamarra foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro deste ano, ainda sob a tutela de Alexandre Mattos, que ocupava o cargo de CEO do clube. O zagueiro chegou a Belo Horizonte emprestado pelo Athletico-PR até o fim do ano.

Na negociação, a Raposa cedeu o jovem Tevis ao Furacão. À época, a movimentação gerou reclamações e protestos de parte da torcida celeste. O defensor fechou com o clube celeste justamente para preencher a lacuna causada pela grave lesão de João Marcelo.

O contrato prevê uma opção de compra de Gamarra pelo Cruzeiro ao fim do empréstimo, o que não deve acontecer.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.