Belo Horizonte
Itatiaia

Torcida ignora pedido da diretoria do Cruzeiro e faz festa com sinalizadores no Mineirão

Cruzeirenses acenderam artefatos pirotécnicos antes de jogo contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana

Por e 
Torcedores do Cruzeiro com sinalizadores no jogo contra o Lanús, no Mineirão, pela semifinal da Copa Sul-Americana • Douglas Magno/AFP

A torcida do Cruzeiro ignorou os pedidos da diretoria do clube e fez uma enorme festa com sinalizadores e bombas no Mineirão, nesta quarta-feira (23), antes do jogo contra o Lanús, pela ida das semifinais da Copa Sul-Americana.

Antes da entrada dos jogadores no gramado, muitos artefatos pirotécnicos foram utilizados, transformando o Gigante da Pampulha em um verdadeiro caldeirão. A fumaça gerada pelos sinalizadores e bombas fez com que a partida começasse com atraso de 15 minutos.

Nem mesmo os avisos pelo sistema de som do Mineirão foram capazes de impedir a queima dos fogos. Até mesmo “foguetes” foram usados pelos torcedores.

A festa da torcida ocorreu em dois setores do Mineirão: amarelo, ocupado majoritariamente pela Máfia Azul, maior organizada do clube; e laranja, onde se posiciona a Pavilhão Independente.

Atraso no apito inicial

Por causa da fumaça gerada pelos sinalizadores, a partida começou fora do horário. Com mais de 11 minutos de atraso, o sistema de som do Mineirão pediu: "Atenção, torcedor. Não acenda sinalizador".

O juiz uruguaio Nicolás Gallo só autorizou o início da partida quando o relógio marcava 19h15. Foram 15 minutos de atraso, até que a arbitragem entendesse que havia condições de começar a partida.

Depois de a partida ser iniciada e de o jogo correr 23 minutos, um novo aviso foi soado pelo sistema de som do Mineirão: "Atenção, Nação Azul. O uso de bombas e sinalizadores e proibido dentro do estádio", pedia a responsável pela locução.

Paralisação no segundo tempo

Na etapa final, o jogo voltou a ser paralisado pela nevoa gerada pelos sinalizadores. O árbitro uruguaio chegou a pedir ao goleiro Cássio para ir à torcida e pedir que os fogos fossem apagados. O delegado da Conmebol também pediu ajuda ao lateral Willliam.

Pedido da diretoria

A ação dos torcedores cruzeirenses, inclusive, contrariou um pedido da diretoria do clube, com receio de aplicações de novas multas pela Conmebol. Recentemente, o Cruzeiro sofreu sanções pesadas da entidade nos jogos contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final, e diante do Libertad, pelas quartas de final.

Segundo confronto

Após o jogo na capital mineira, Cruzeiro e Lanús voltarão a medir forças na próxima quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), na Fortaleza, em Buenos Aires.

Por

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Por

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais