Camisa 10 do Cruzeiro, Matheus Pereira fez o torcedor celeste reviver a memória de um ídolo histórico do clube neste domingo (23), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do Internacional, o meia marcou um golaço por cobertura, em um lance que remeteu imediatamente ao que Alex, campeão brasileiro com a Raposa, protagonizou em 2003.
Naquela temporada, o eterno camisa 10 cruzeirense marcou um dos gols mais emblemáticos da sua carreira na goleada de 5 a 2 sobre o Fluminense, pela 45ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, Alex recebeu cruzamento do lateral-esquerdo Leandro, dominou com categoria dentro da área e girou encobrindo o goleiro Kléber, em um lance antológico.
O “Talento Azul” anotou dois gols naquela partida, que coroava a campanha brilhante do Cruzeiro em 2003, marcada pela Tríplice Coroa. Márcio Nobre e Mota (três vezes) completaram a goleada azul.
Passados 22 anos, Matheus Pereira reacendeu essa lembrança com um gol muito semelhante. Aos 18 minutos da primeira etapa, contra o Colorado, ele recebeu passe de Wanderson e, de primeira, finalizou com a perna esquerda com extrema categoria. A bola encobriu o goleiro Rochet, que até se esticou, mas não conseguiu evitar o gol.
Vale destacar que essa não foi a primeira vez que Pereira tentou um lance desse tipo. Em partida contra o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana de 2024, o camisa 10 já havia arriscado um chute parecido. Na ocasião, a bola passou pelo goleiro Romero, mas acabou “beijando” a trave, frustrando o que seria mais um golaço à la Alex.
Cruzeiro 5 x 2 Fluminense em 2003
Cruzeiro
Gomes; Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Augusto Recife, Maldonado, Wendell e Alex; Márcio Nobre e Mota. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fluminense
Kléber; Júnior César, César e Rodolfo; Jadílson, Marcão, Sidney e Esquerdinha; Thiago, Marcelo e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.
- Motivo: 45ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: Domingo, 7 de dezembro de 2003, às 16h (de Brasília)
- Local: Mineirão
- Público: 37.728 presentes
- Renda: R$ 481.112,50
Gols: Alex (2x), Márcio Nobre e Mota (3x) (Cruzeiro); Rodolfo e Jadílson (Fluminense)