Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro x Santos: artilheiro, Kaio Jorge tem primeiro duelo com clube que o formou

Atacante vive melhor momento da carreira no Cruzeiro, mas despontou para o futebol no Santos

Kaio Jorge comemora gol pelo Santos em jogo das categorias de base em outubro de 2016

Cruzeiro e Santos medirão forças às 18h30 (de Brasília) deste domingo (10) no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno. O jogo vai marcar o primeiro reencontro do atacante cruzeirense Kaio Jorge, artilheiro da Série A com 13 gols, com o clube que o revelou.

Kaio Jorge, de 23 anos, foi formado no Santos e despontou no futebol brasileiro com a camisa do Peixe. Ele fez a estreia profissional aos 16 anos, em 30 de setembro de 2018.

Na ocasião, o Santos venceu por 1 a 0 o Athletico-PR, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Acionado por Cuca, hoje técnico do Atlético, arquirrival do Cruzeiro, Kaio Jorge saiu do banco de reservas e substituiu o atacante Bruno Henrique, atualmente no Flamengo, aos 36 minutos do segundo tempo.

Desde então, Kaio Jorge foi ganhando espaço no Santos, com gols importantes e muita explosão. O atacante marcou 17 gols e deu quatro assistências com a camisa do Peixe em 84 jogos até ser negociado à Juventus, da Itália, em agosto de 2021.

Leia também

Dificuldade na Itália

Na Itália, contudo, Kaio Jorge sofreu com altos e baixos e também uma lesão grave. Em meio à temporada 2021/2022, no início de 2022, o jogador, que estava com a equipe sub-23, rompeu o tendão patelar do joelho direito e ficou fora dos gramados por longo tempo.

Kaio Jorge não atuou mais pela Juve e, após longo período para recuperação, foi emprestado ao Frosinone, também da Itália, para a temporada 2023/2024. O atacante teve passagem discreta e retornou à Velha Senhora, até ser procurado pelo Cruzeiro.

Chegada ao Cruzeiro

Kaio Jorge comemora gol pelo Cruzeiro no Mineirão em jogo do Brasileirão 2025

O Cruzeiro comprou o jogador, que tinha contrato com a Juve até o fim de junho de 2026, por 7,2 milhões de euros (cerca de R$ 41,52 milhões). Após início em baixa no clube, KJ caiu nas graças da torcida.

Foram sete gols e duas assistências em 23 partidas em 2024, com tentos importantes especialmente na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Já em 2025, o atacante vive o melhor momento da carreira.

Kaio Jorge, que tem contrato até o fim de 2028, tem 15 gols e cinco assistências em 26 jogos oficiais pela Raposa. Neste domingo, o atacante terá a oportunidade de aumentar os números e fazer com que o Cruzeiro siga na caça do líder Flamengo.

O Flamengo lidera o Brasileirão com 40 pontos, enquanto o Cruzeiro é o vice-líder com 37. Contudo, o Fla tem saldo de gols de 25, contra 19 da equipe celeste.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.