Itatiaia

Cruzeiro vive maior período sem sofrer gols, mas ataque preocupa Pepa

Time celeste tem defesa sólida, mas sistema ofensivo mostra instabilidade na temporada

Por
Gilberto perdeu espaço no Cruzeiro e foi para o banco de reservas nas últimas rodadas
Gilberto perdeu espaço no Cruzeiro e foi para o banco de reservas nas últimas rodadas • Staff Images/Cruzeiro

Há quatro jogos sem sofrer gols, o Cruzeiro vive o maior período sem ser vazado na temporada. A defesa do time celeste passou ilesa nas vitórias sobre São Paulo e Vasco e nos empates contra Internacional e Coritiba. Todos as partidas foram válidas pela Série A do Campeonato Brasileiro.

As últimas rodadas caracterizam o segundo período em que o Cruzeiro de Pepa não sofre gols por, pelo menos, três jogos. Entre os dias 22 e 29 de abril, o Cruzeiro emplacou triunfos contra Grêmio (1 a 0), Náutico (2 a 0) e RB Bragantino (3 a 0) sem o adversário balançar as redes.

Após 15 rodadas, o Cruzeiro tem a segunda melhor defesa do Brasileirão, com apenas 11 gols sofridos. A marca faz a equipe de Pepa ficar atrás somente do líder Botafogo, que só sofreu sete gols no campeonato.

Cruzeiro não sofreu gol em 7 das 15 rodadas do Brasileirão

Após 15 rodadas do Brasileirão, o Cruzeiro não foi vazado em seis partidas, ou seja, em 47% dos confrontos. Relembre:

  • 22/4: Cruzeiro 1x0 Grêmio - Independência (MG) - 2ª rodada

  • 29/4: RB Bragantino 0x3 Cruzeiro - Nabi Abi Chedid (SP) - 3ª rodada

  • 14/5: América 0x4 Cruzeiro - Independência (MG) - 6ª rodada

  • 24/6: Cruzeiro 1x0 São Paulo - Independência (MG) - 12ª rodada

  • 1/7: Inter 0x0 Cruzeiro - Beira-Rio (RS) - 13ª rodada

  • 8/7: Vasco 0x1 Cruzeiro - São Januário (RJ) - 14ª rodada

  • 16/7: Cruzeiro 0x0 Coritiba - Independência (MG) - 15ª rodada

Ataque do Cruzeiro preocupa Pepa

Se a defesa do Cruzeiro vai bem, o ataque preocupa a comissão técnica celeste. Em 15 rodadas, o time cruzeirense fez 16 gols, média de pouco mais de um por partida. Lanterna do Brasileirão, o América tem o mesmo número ofensivo no Campeonato Brasileiro.

Depois do empate contra o Coritiba, no último domingo (16), Pepa elogiou a eficiência do sistema defensivo, mas demonstrou preocupação com o ataque do Cruzeiro. De acordo com o técnico, os jogadores precisam ser mais "coletivos" na hora da finalização.

"As oportunidades que tivemos foram no esforço tremendo para o duelo. Faltou o coletivo. O ambiente estava fantástico, queríamos muito essa vitória para a torcida. Mas, dentro de campo, temos que incendiar o estádio e não conseguimos. Não foi falta de atitude, corremos muito, mas mal. Nos primeiros 10 minutos, senti que íamos ter problemas", afirmou o português.

Centroavantes do Cruzeiro vivem longo jejum

Reservas nos últimos jogos, os centroavantes Gilberto e Henrique Dourado não marcam um gol sequer desde o dia 14 de maio, quando o Cruzeiro bateu o América por 4 a 0, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Por causa da má fase dos camisas 21 e 99, Pepa testou os garotos Robert e Stênio como titulares, além de Bruno Rodrigues ter sido deslocado para atuar como um "falso 9". 

O atacante, que joga com o número 9, inclusive, não faz um gol há mais de um mês. O último foi em 10 de junho, no empate em 2 a 2 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro receberá o Goiás na próxima rodada

Em busca da quinta vitória como mandante na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro receberá o Goiás neste domingo (23), às 16h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. O duelo será válido pela 16ª rodada da competição.

Enquanto o time de Pepa ocupa a 10ª colocação na tabela, com 22 pontos, o Goiás está em 17º lugar e tenta deixar a zona da degola, com 12.

Cruzeiro pode ter estreia de reforço contra o Goiás

Novo reforço do Cruzeiro, o atacante Arthur Gomes já foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, o ponta pode estrear para o duelo com o Goiás.

Nesta terça-feira (18), Arthur Gomes iniciou a preparação com o restante do elenco para a próxima partida do Cruzeiro.

Por

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte