Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro tem expectativa positiva por Fagner e define se irá ao mercado para reposição

Lateral-direito teve fratura na fíbula após forte entrada de William Pottker, no empate com o CRB, na última quarta-feira (30)

Fagner, lateral-direito do Cruzeiro

O lateral-direito Fagner virou desfalque no Cruzeiro após fraturar a fíbula da perna direita em empate com o CRB, na última quarta-feira (30), no Mineirão. O clube tem otimismo acerca da recuperação do jogador e, inicialmente, não pretende ir ao mercado em busca de uma possível reposição.

Na Toca da Raposa II, há uma expectativa positiva de que o jogador retorne dentro de até cinco semanas, conforme apurou a Itatiaia. Diante deste cenário, a diretoria não vê a necessidade contratar outro atleta para a posição.

Sem Fagner, William é a única opção de origem para a lateral direita. Outras alternativas estão nas categorias de base ou em improvisações, como Lucas Romero, Jonathan Jesus e Christian.

Como de costume, Cruzeiro não divulgou uma previsão sobre o tempo de recuperação do camisa 23.

De olho na recuperação de Fagner

O clube não deu maiores detalhes do processo de recuperação de Fagner. A Itatiaia entrou em contato com o Dr. Ivan Ferreira Rezende, médico ortopedista, que fez ponderações sobre a reabilitação do atleta.

Segundo o profissional, é difícil analisar o processo sem o acesso às imagens. Ele disse que tudo depende de como foi a fratura e que se surpreendeu quando foi informado da lesão do cruzeirense.

“Eu vi o lance, até me surpreendi quando vi notícias que havia fraturado, porque ele se levanta e sai até pra brigar com o Pottker. Mas pra falar de tempo seria importante ver radiografia da fratura”, comentou.

O médico disse que, em casos como o de Fagner, o paciente precisa passar por um processo de imobilização e depois por uma transição fisioterapêutica

“Mas fraturas passíveis de tratamento conservador normalmente são quatro a seis semanas de imobilização (robofoot) e posteriormente reabilitação fisioterápica”, disse.

Relembre o ‘caso Fagner x Pottker’

O lance aconteceu no fim do confronto, aos 47 minutos do segundo tempo de Cruzeiro x CRB. O atacante William Pottker deu carrinho forte, não acertou a bola e foi em cheio nas pernas de Fagner. Mesmo com muita reclamação dos jogadores cruzeirenses, a juíza aplicou apenas o cartão amarelo.

Os jogadores do Cruzeiro cobraram da árbitra Edina Alves a expulsão do atacante regatiano. Contudo, a dona da apito decidiu não ir ao VAR e manteve a decisão de campo.

Após a partida, Fagner deixou o Mineirão com o pé imobilizado por uma bota ortopédica e criticou a postura de William Pottker. O atacante reagiu e rebateu as acusações do camisa 23 nas redes sociais.

Fíbula

A fíbula fica localizada na parte lateral da perna, abaixo do joelho. Trata-se de um osso mais fino e longo do que a tíbia, osso medial da perna.

As principais funções da fíbula são a estabilização do tornozelo, apoio para músculos e ligamentos e suporte à tíbia para compartilhamento de peso. Dr. Ivan detalhou a importância do osso para o corpo humano.

“A fíbula (maléolo lateral) é o osso que juntamente com a tibia (maleolo medial) formam a pinça do tornozelo e se articulam com o talus. Apesar de receber apenas 20% do peso corporal, enquanto os outros 80% passam pela tíbia, as fraturas da fibula ao nivel do tornozelo geram instabilidade na articulaçao do tornozelo e por isso na maioria das vezes o tratamento é cirurgico”, disse o médico.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).