Belo Horizonte
Itatiaia

Cruzeiro pede 'melhor comportamento' da torcida no estádio 

Clube celeste lançará campanha de conscientização para tentar minimizar objetos arremessados no gramado em seus jogos

Por
Cruzeiro lança campanha para evitar punição por objetos jogados no gramado
Cruzeiro lança campanha para evitar punição por objetos jogados no gramado • Divulgação/Cruzeiro

O Cruzeiro quer que o seu torcedor tenha mais consciência nos jogos da equipe em Belo Horizonte. Para isso, o clube lança campanha contra arremesso de objetos em campo.

Nesta quarta-feira (27), o Cruzeiro emitiu comunicado sobre o saldo negativo, tanto do ponto de vista desportivo quanto financeiro, por causa de punições recebidas nesta temporada por objetos jogados no gramado em partidas oficiais.

"Visando amplificar ainda mais a conscientização da torcida celeste nos jogos, o Cruzeiro fará uma série de ações a partir do clássico contra o América neste domingo. Além de uma campanha contínua nas redes sociais e aplicativo Nação Azul, o telão do Mineirão, as placas estáticas e de LED do campo, os bares e as TV’s internas do estádio exibirão peças com mensagens de conscientização quanto aos danos que o arremesso de objetos causa ao clube e sua torcida", diz parte da nota publicada pelo Cruzeiro.

O clube listou as punições pecuniárias recebidas. O valor ultrapassa os R$ 100 mil.

"Mais de cem mil reais em multa e perda de mando de campo. Este vem sendo o saldo, até o momento, dos arremessos de objetos em direção ao campo nas partidas em que o Cruzeiro foi mandante na atual temporada", completou.

Perda de mando de campo

O Cruzeiro terá que cumprir a perda de um mando de campo no Campeonato Mineiro de 2024 por causa de objetos arremessados no gramado. O problema que gerou a punição aconteceu no clássico com o Atlético, na primeira fase do Estadual deste ano.

Na súmula da partida, o árbitro Paulo César Zanovelli relatou sete paralisações, explosões de bombas e vários arremessos de objetos no gramado do estádio Independência.

"O prejuízo, não somente financeiro, devido a esses atos que aconteceram de forma recorrente, já custou ao clube a perda do mando de campo na primeira partida dentro de casa na temporada 2024. As punições impostas pelo TJD/MG e STJD ao clube não cabem mais recurso", aponta outra parte da nota cruzeirense.

Veja as punições recebidas pelo Cruzeiro

>> 13/02/23 - Cruzeiro 1x1 Atlético-MG (Campeonato Mineiro): Multa no valor de R$ 20 mil + 1 perda de mando de campo.

>> 11/03/23 - Cruzeiro 0x2 América-MG (Campeonato Mineiro): Multa no valor de R$ 400.

>> 25/04/23 - Cruzeiro 2x0 Náutico (Copa do Brasil): Multa no valor de R$ 45 mil.

>> 06/05/23 - Cruzeiro 2x1 Santos (Campeonato Brasileiro): Multa no valor de R$ 30 mil.

>> 10/05/23 - Cruzeiro 0x2 Fluminense (Campeonato Brasileiro): Multa no valor de R$ 35 mil.

>> 31/05/23 - Cruzeiro 0x1 Grêmio (Copa do Brasil): Multa de R$ 1 mil.

>> 24/06/23 - Cruzeiro 1x0 São Paulo (Campeonato Brasileiro): Multa de R$ 8 mil.

TOTAL EM MULTAS: R$ 139.400,00

Por

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais