Cruzeiro pede 'melhor comportamento' da torcida no estádio
Clube celeste lançará campanha de conscientização para tentar minimizar objetos arremessados no gramado em seus jogos

O Cruzeiro quer que o seu torcedor tenha mais consciência nos jogos da equipe em Belo Horizonte. Para isso, o clube lança campanha contra arremesso de objetos em campo.
Nesta quarta-feira (27), o Cruzeiro emitiu comunicado sobre o saldo negativo, tanto do ponto de vista desportivo quanto financeiro, por causa de punições recebidas nesta temporada por objetos jogados no gramado em partidas oficiais.
"Visando amplificar ainda mais a conscientização da torcida celeste nos jogos, o Cruzeiro fará uma série de ações a partir do clássico contra o América neste domingo. Além de uma campanha contínua nas redes sociais e aplicativo Nação Azul, o telão do Mineirão, as placas estáticas e de LED do campo, os bares e as TV’s internas do estádio exibirão peças com mensagens de conscientização quanto aos danos que o arremesso de objetos causa ao clube e sua torcida", diz parte da nota publicada pelo Cruzeiro.
O clube listou as punições pecuniárias recebidas. O valor ultrapassa os R$ 100 mil.
"Mais de cem mil reais em multa e perda de mando de campo. Este vem sendo o saldo, até o momento, dos arremessos de objetos em direção ao campo nas partidas em que o Cruzeiro foi mandante na atual temporada", completou.
Perda de mando de campo
O Cruzeiro terá que cumprir a perda de um mando de campo no Campeonato Mineiro de 2024 por causa de objetos arremessados no gramado. O problema que gerou a punição aconteceu no clássico com o Atlético, na primeira fase do Estadual deste ano.
Na súmula da partida, o árbitro Paulo César Zanovelli relatou sete paralisações, explosões de bombas e vários arremessos de objetos no gramado do estádio Independência.
"O prejuízo, não somente financeiro, devido a esses atos que aconteceram de forma recorrente, já custou ao clube a perda do mando de campo na primeira partida dentro de casa na temporada 2024. As punições impostas pelo TJD/MG e STJD ao clube não cabem mais recurso", aponta outra parte da nota cruzeirense.
Veja as punições recebidas pelo Cruzeiro
>> 13/02/23 - Cruzeiro 1x1 Atlético-MG (Campeonato Mineiro): Multa no valor de R$ 20 mil + 1 perda de mando de campo.
>> 11/03/23 - Cruzeiro 0x2 América-MG (Campeonato Mineiro): Multa no valor de R$ 400.
>> 25/04/23 - Cruzeiro 2x0 Náutico (Copa do Brasil): Multa no valor de R$ 45 mil.
>> 06/05/23 - Cruzeiro 2x1 Santos (Campeonato Brasileiro): Multa no valor de R$ 30 mil.
>> 10/05/23 - Cruzeiro 0x2 Fluminense (Campeonato Brasileiro): Multa no valor de R$ 35 mil.
>> 31/05/23 - Cruzeiro 0x1 Grêmio (Copa do Brasil): Multa de R$ 1 mil.
>> 24/06/23 - Cruzeiro 1x0 São Paulo (Campeonato Brasileiro): Multa de R$ 8 mil.
TOTAL EM MULTAS: R$ 139.400,00
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.



