Cruzeiro foca na semifinal do Mineiro após permanência de Matheus Pereira
Camisa 10 ficou próximo de ser vendido ao Zenit-RUS, mas não assinou o acordo

Depois de Matheus Pereira não assinar com o Zenit e ficar em Belo Horizonte, o Cruzeiro direciona todo o seu foco para o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Neste sábado (22), o time celeste enfrentará o América, às 16h30 (no Mineirão), na partida que decidirá um dos finalistas da competição estadual.
Desde o início da semana, o tema que dominou os bastidores celestes foi a negociação de Matheus Pereira com os russos. Na tarde dessa quinta-feira (20), o camisa 10 passou por exames médicos em uma clínica na região Centro-Sul de Belo Horizonte, mas recuou nos últimos momentos e optou por não se transferir.
O clube da Europa tinha pressa para fechar a contratação, uma vez que a janela de transferências para equipes russas fechou às 18h (de Brasília) dessa quinta. A proposta de compra do jogador pode chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$ 119 milhões) contando bônus, conforme publicado pela Itatiaia.
Matheus Pereira tem contrato com a Raposa até junho de 2026. Antes da proposta da Europa, o Cruzeiro foi sondado por clubes do Oriente Médio e da Ásia, em oportunidades rejeitadas pelo estafe do atleta e pelo próprio meia-atacante. Recentemente, em 9 de fevereiro deste ano, o jogador revelou que tinha desejo de deixar à Toca II para jogar em um clube europeu.
O Cruzeiro tem 50% dos direitos do atleta. O restante pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Preparação para o clássico
Resta saber se o técnico Leonardo Jardim optará por escalar Matheus Pereira no duelo com o América. O meia não participou dos treinos das últimas quarta (19) e quinta (20) em virtude das negociações com o Zenit.
Caso queira deixar o camisa 10 no banco, o treinador tem algumas opções. Uma dessas é adiantar Matheus Henrique para jogar como um terceiro homem do meio-campo. Outra possibilidade é escalar o meia Eduardo para fazer o papel antes feito pelo antigo camisa 10.
Jardim também pode optar por uma trinca de meio-campistas, formada por um primeiro volante de combate, Matheus Henrique e Eduardo. Nesse caso, um extremo como Marquinhos ou Lautaro Díaz ganharia espaço do lado direito do campo. O objetivo seria espelhar o que tem feito o atacante Dudu na ponta esquerda.
No empate com o América no jogo de ida da semifinal, Jardim optou pela entrada de Eduardo no lugar do atacante Marquinhos para ‘povoar’ o meio de campo. O ex-Botafogo jogou ao lado de Matheus Henrique com a permissão para ‘pisar na área’. Pereira, por outro lado, flutuou atrás de Gabigol e liberou o corredor direito para as subidas do lateral William.
Cruzeiro no mercado em busca de um ponta
Apesar de contratações de peso para 2025, o Cruzeiro continua de olho no mercado da bola. Segundo apurou a Itatiaia, a partir de uma análise feita pela direção, o clube definiu a chegada de um ponta como prioridade para a temporada.
Ainda de acordo com apuração da Itatiaia, essa contratação independia da venda de Matheus Pereira. Para a ponta direita, por exemplo, o único nome que atende 100% aos requisitos do técnico português Leonardo Jardim é o de Marquinhos, emprestado pelo Arsenal-ING até dezembro de 2025.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023 após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal. Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro após negócio concretizado com os sauditas.
O camisa 10 fez 81 jogos pelo Cruzeiro, sendo 72 como titular. Matheus Pereira soma 12 gols e 17 assistências com a camisa celeste e, em outubro de 2024, foi convocado à Seleção Brasileira.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.





