Cruzeiro busca repetir na Série A feito alcançado pela última vez em 2008
Depois de 2008, o Cruzeiro nunca mais venceu em sequência as duas primeiras partidas do Brasileirão

O Cruzeiro enfrenta o Fortaleza, nesta quarta-feira (17), às 20h (de Brasília), no estádio Castelão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Nessa partida, o time celeste tentará atingir um feito que não alcança há 16 anos: vencer em sequência as duas primeiras partidas da competição.
A última vez que o Cruzeiro venceu assim no Brasileirão foi em 2008. Como estreou neste ano com vitória por 3 a 2 em cima do Botafogo, no Mineirão, o time celeste terá a chance de repetir a façanha de empilhar dois triunfos nas duas primeiras rodadas.
No ano em que atingiu tal marca, o Cruzeiro venceu os três primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. Na época, o time comandado pelo técnico Adilson Batista bateu o Vitória por 2 a 0, no Barradão, em Salvador, na primeira rodada. Depois venceu o Botafogo, no Mineirão, por 1 a 0, e fechou a trinca com uma goleada por 4 a 0 em cima do Santos, em Belo Horizonte.
Desde então, passaram-se 13 edições com o Cruzeiro na Série A do Brasileiro, e a equipe mineira não conseguiu repetir essa marca.
Em 2009, o time até venceu na primeira rodada, com 2 a 0 em cima do Flamengo, gols de Kléber e Ramires. Porém, perdeu o segundo jogo para o Náutico, por 2 a 0, no estádio dos Aflitos, em Recife.
Em 2010, a equipe azul venceu o Internacional por 2 a 1, em Porto Alegre, com dois gols de Kléber. Taison descontou para o Colorado. Na segunda rodada, empatou por 2 a 2 com o Avaí, no Mineirão. Wellington Paulista, duas vezes, marcou para os celestes. Pará e Roberto fizeram os gols do time catarinense.
Em 2011, perdeu por 1 a 0 para o Figueirense na estreia do Brasileiro. No segundo jogo, em casa, no Mineirão, ficou no 1 a 1 com o Palmeiras.
No ano de 2012, empatou sem gols com o Atlético-GO, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, na primeira rodada. No segundo jogo, mais um empate sem gols contra o Náutico, no Recife.
Campanha do bicampeonato
Nem mesmo na campanha do título Brasileiro, em 2013, o Cruzeiro venceu as duas primeiras partidas do torneio.
A equipe celeste estreou com goleada em cima do Goiás. A equipe, então comandada por Marcelo Oliveira, fez 5 a 0 no Esmeraldino. Os gols foram marcados por Diego Souza, Bruno Rodrigo, Nilton, duas vezes, e Borges. Na segunda rodada, empatou em 2 a 2 com o Athletico-PR, no Paraná.
No ano do bicampeonato, em 2014, o feito também não foi atingido. Na primeira rodada, vitória fora de casa contra o Bahia, por 2 a 1. No jogo seguinte, empate em 1 a 1 com o São Paulo, no Mineirão.
Time em reconstrução pós-títulos
Em 2015, o Cruzeiro teve dificuldades após o desmanche do time bicampeão Brasileiro. Foram duas derrotas naquela temporada, a primeira por 1 a 0 para o Corinthians, em São Paulo, e a segunda também por 1 a 0 para o Santos.
Em 2016, perdeu na estreia para o Coritiba por 1 a 0. Na segunda rodada, venceu o Figueirense por 2 a 1, no Mineirão.
Na temporada de 2017, uma vitória e um empate nos dois primeiros jogos. Na rodada de número um, vitória por 1 a 0 em cima do São Paulo. Na segunda rodada, 1 a 1 com o Sport.
Em 2018, o Cruzeiro iniciou o Brasileiro perdendo em casa, para o Grêmio, por 1 a 0. Na segunda rodada, mais uma derrota, dessa vez para o Fluminense, por 1 a 0.
Ano do rebaixamento
O ano de 2019 marca o primeiro rebaixamento do Cruzeiro. Naquela temporada, derrota por 3 a 1 para o Flamengo na estreia, no Maracanã. E vitória simples (1 a 0) em cima do Ceará, no Mineirão.
Sequência na Série B
Entre 2020 e 2022, o Cruzeiro ficou fora da elite do Campeonato Brasileiro. O time só foi voltar à Série A em 2023, depois do título da Segunda Divisão no ano anterior.
Volta à Série A
No seu retorno À Primeira Divisão, o Cruzeiro perdeu a primeira partida. Na Neo Química Arena, o Corinthians venceu por 2 a 1. Na segunda rodada, vitória por 1 a 0 em cima do Grêmio.
Cruzeiro nos dois primeiros jogos do Brasileiro desde 2008
- 2008 - Vitória 0 x 2 Cruzeiro / Cruzeiro 1 x 0 Botafogo
- 2009: Cruzeiro 2x0 Flamengo Náutico 2 x 0 Cruzeiro
- 2010: Internacional 1 x 2 Cruzeiro / Cruzeiro 2X 2 Avaí
- 2011: Figueirense 1 x 0 Cruzeiro / Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
- 2012: Cruzeiro 0 x 0 Atlético-GO / Náutico 0 x 0 Cruzeiro
- 2013: Cruzeiro 5 x 0 Goiás / Athletico-PR 2 x 2 Cruzeiro
- 2014: Bahia 1 X 2 Cruzeiro/ Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
- 2015: Cruzeiro 0 x 1 Corinthians / Santos 1 x 0 Cruzeiro
- 2016: Coritiba 1 x 0 Cruzeiro / Cruzeiro 2 X 2 Figueirense
- 2017: Cruzeiro 1 x 0 São Paulo / Sport 1 x 1 Cruzeiro
- 2018: Cruzeiro 0 x 1 Grêmio/ Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
- 2019: Flamengo 3 x 1 Cruzeiro / Cruzeiro 1 x 0 Ceará
- 2023: Corinthians 2 x 1 Cruzeiro / Cruzeiro 1 x 0 Grêmio
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.



