O
Gaciba já visitou as instalações da Toca da Raposa II, acompanhado de Pedro Junio, vice-presidente da SAF do Cruzeiro, e de Paulo Pelaipe, diretor executivo do clube.
O recém-contratado pela Raposa agradeceu o convite do Cruzeiro e celebrou a oportunidade de desempenhar funções em um clube de futebol.
“Em primeiro lugar, muito obrigado ao Cruzeiro pela confiança, pelo convite para fazer esse trabalho de assessoria junto à presidência do clube e a CBF. Acho que vai ser muito importante, pois eu tenho muito a aprender e passar também um pouquinho da experiência que a gente tem no futebol”, começou.
“Eu já trabalhei em todas as áreas, dentro do campo, fora dele como dirigente de arbitragem, mas faltava para mim trabalhar em um clube. E que bom que o Cruzeiro tenha feito o convite. Fico muito feliz de estar integrando a equipe a partir de agora”, finalizou Gaciba.
Cruzeiro pode igualar Flamengo como maior algoz do Atlético na Arena MRV As opções de Jardim para montar o Cruzeiro diante do Atlético pela Copa do Brasil
O ex-árbitro também destacou as principais atribuições desta nova função no Cruzeiro e pontuou a importância da experiência nos gramados como um diferencial para o novo desafio.
“É um trabalho bem amplo. É importante levar um pouco dessa experiência que a gente teve dentro da arbitragem, como a parte de regras do jogo, o modo de funcionamento do árbitro de vídeo, os diferentes perfis. Além disso, poder representar o Cruzeiro dentro das reuniões com a própria arbitragem, nos conselhos técnicos, poder ser esse braço do Cruzeiro mesmo, junto à Confederação Brasileira de Futebol”, disse.
“Vejo como um trabalho que será legal, até junto à comissão técnica, fazer algumas análises dos jogos, dessa parte disciplinar, cartões, enfim, ter esse controle total para poder dar cada vez melhores condições para que o professor Jardim consiga tocar a sua função da melhor forma possível”, continuou Leonardo.
Pedro Junio (à esq.) e Leonardo Gaciba (à dir.)
“A partir dessa proposta, os jogadores podem ter totalmente mentalizado aquilo que a Presidência está colocando, a questão de querer o Cruzeiro jogando bola, mas entendendo o jogo, entendendo a regra do jogo e, acima de tudo, respeitando os adversários”, finalizou o novo assessor especial da presidência do Cruzeiro.
Jogadores do Cruzeiro sobem o tom e detonam arbitragem em empate com Mirassol Técnico do Cruzeiro inova em reclamação contra a arbitragem e ironiza nas redes
Críticas à arbitragem
Após o empate com o
“É complicado a gente vir falar de arbitragem depois de um jogo muito difícil, como é jogar aqui no Mirassol. Mas o Cruzeiro não vai se calar. O Cruzeiro vem sendo prejudicado frequentemente, fomos prejudicados na última rodada, muito prejudicados. Hoje, novamente. Viemos aqui para dar uma satisfação”, iniciou.
“Estamos sendo prejudicados e não vamos nos calar. Se tiver que vir falar toda rodada sobre a arbitragem, o Cruzeiro vai se posicionar. Não vai mais aceitar esse tipo de posicionamento. Fomos à CBF na semana passada, fizemos a reclamação formal. Se precisar, vamos semana que vem novamente. O Cruzeiro não vai se calar diante de tantos lances em vários jogos do Cruzeiro”, disse.
Carreira
Leonardo Gaciba foi árbitro profissional entre os anos de 1993 e 2010 - sendo integrante do quadro de árbitros Fifa entre 2005 e 2009. No período, foi eleito o “melhor árbitro do Campeonato Brasileiro” em 2005, 2006, 2007 e 2009.
Posteriormente, foi comentarista de arbitragem na Rádio Gaúcha, RBS TV e Rede Globo.
Em 2019, foi anunciado como chefe da comissão de arbitragem da CBF, onde trabalhou até 2021, quando foi demitido.
Já em 2022, assinou com o grupo Disney para exercer a função de comentarista de arbitragem.