Cria do Cruzeiro, goleiro revela que recebeu propostas para voltar ao clube
Gabriel Vasconcelos conta que foi procurado pelo Cruzeiro em 2022 e 2025, mas retornos não se concretizaram

Cria das categorias de base do Cruzeiro, o goleiro Gabriel Vasconcelos revelou que teve duas oportunidades de retornar ao clube durante a carreira. Em entrevista à Itatiaia, o jogador contou que foi procurado pela Raposa em 2022, ano em que Ronaldo assumiu o comando da SAF, e novamente em 2025.
A primeira tentativa aconteceu quando Gabriel ainda estava no futebol italiano. Segundo o goleiro, o Cruzeiro entrou em contato para saber da possibilidade de seu retorno, mas as negociações não avançaram.
“Eu tive duas oportunidades de voltar para o Cruzeiro. Uma no ano que o Ronaldo assumiu a SAF (2022). Eu estava na Itália e eles me ligaram para voltar. Acabou que depois veio o Rafael Cabral. Ali eu tive a oportunidade de voltar. Não deu certo”, disse.
No mesmo ano, após 10 anos na Europa, ele voltou ao futebol brasileiro. Mas para defender o Coritiba. Em 2025, houve uma nova possibilidade de vestir novamente a camisa celeste, mas, por outros motivos, o acordo também não aconteceu.
“Eu tive outra oportunidade no ano passado (2025). Por alguns motivos não deu certo. O meu carinho pelo Cruzeiro é imenso. Eu sempre deixei isso muito explícito. Foi meu clube de formação. Eu cheguei no Cruzeiro com 13 anos”, completou.

Ligação com o Cruzeiro
A relação de Gabriel com o clube começou ainda na adolescência. Nascido em Unaí, o goleiro contou que chegou à Toca da Raposa aos 13 anos e chegou a morar no centro de treinamentos durante sua formação.
Aos 19 anos, antes mesmo de fazer sua estreia como profissional, Gabriel foi vendido ao Milan, da Itália.
“Morei na Toca. Quando eu fui vendido para o Milan, eu tinha 19 anos, ainda sem ter estreado no profissional. Então, assim, o meu carinho e respeito pelo Cruzeiro é imenso”, revelou.
Mesmo sem ter retornado ao clube para atuar profissionalmente, Gabriel mantém uma relação próxima com a Raposa. Durante o período em que jogava na Europa, o goleiro afirma que utilizava as instalações do Cruzeiro para treinar durante as férias.
“Sempre que eu estava jogando na Europa, eu voltava para o Brasil e precisava de um lugar para treinar durante as férias. O Cruzeiro sempre me abriu as portas, sempre. Eu só tenho coisa boa para falar de lá", completou.
Atualmente, Gabriel está sem clube após não renovar seu contrato com o Vitória. Aos 31 anos, o goleiro acumula passagens por clubes como Milan, Cagliari e Lecce, na Itália, além de Coritiba, Juventude, Sport e Vitória no futebol brasileiro.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.




