Contratado por R$ 168 milhões, Gerson vive jejum e busca primeiro gol pelo Cruzeiro
Camisa 8 é a maior contratação da história do clube celeste, mas ainda não balançou as redes

Maior contratação da história do Cruzeiro, Gerson ainda persegue seu primeiro gol pelo clube. O meio-campista vive um longo jejum de bolas na rede e não marca desde dezembro do ano passado.
Seu último tento foi pelo Zenit-RUS, na vitória por 2 a 0 sobre Akron-RUS, em jogo do Campeonato Russo, no dia 6 de dezembro. Foi, curiosamente, sua última partida com a camisa do clube de São Petersburgo.
Em janeiro, Gerson se transferiu para o Cruzeiro pela bagaleta de 27 milhões de euros (R$ 168 milhões na cotação da época), que o transformou na mais cara contratação da história do clube celeste. Havia a expectativa de que se tornasse um dos protagonistas do time, ao lado de Matheus Pereira e Kaio Jorge.
Depois de um início difícil sob o comando de Tite, o camisa 8 voltou a jogar como segundo volante, apresentou melhora com Artur Jorge e passou a integrar, de fato, o "trio de ferro" da Raposa. No entanto, mesmo com a evidente evolução, Gerson ainda não conseguiu marcar seu primeiro gol pelo Cruzeiro.
Seu posicionamento em campo, claro, tem influência na "seca". O jogador atua por vezes muito recuado e tem papel ativo na saída de bola. Mesmo assim, o jogador costuma aparecer na área adversários em vários momentos, mas ainda não "calibrou o pé".
Finalizações de Gerson na temporada
- Campeonato Mineir: 4 finalizações (17º do time no torneio)
- Campeonato Brasileiro: 19 finalizações (4º do time no torneio)
- Copa Libertadores: 2 finalizações (2º do time no torneio)
- Copa do Brasil: 5 finalizações
Até o momento, Gerson tem 41 jogos pelo Cruzeiro. Ele não marcou gols no período, mas colaborou com cinco assistências, sendo uma para o gol do título do Campeonato Mineiro, marcado por Kaio Jorge.

Jogadores do Cruzeiro que ainda não desencataram em 2026
Além de Gerson, outros nove jogadores de linha do Cruzeiro ainda não balançaram as redes na temporada. A lista vai de Chico da Costa, escanteado no plantel, a Lucho e João Costa, que foram contratados recentemente.
- Fabrício Bruno (zagueiro)
- Lucas Villalba (zagueiro)
- William (lateral-direito)
- Chico da Costa (atacante)
- Marquinhos (atacante)
- Gabriel Rojas (lateral-esquerdo)
- Zé Lucas (volante)
- Lucho Rodríguez (atacante)
- João Costa (atacante)

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.



