Clube em que pai de Pelé jogou se torna primeira ‘SAF Startup’ do Brasil

Equipe de Itajubá renasce com o projeto inovador já registrado na Associação Brasileira de Startups (Abstartups)

Uniforme oficial do Yuracan, primeira SAF/Startup do Brasil

O Yuracan Futebol Clube, de Itajubá, se tornou a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no modelo Startup do Brasil. O clube quase centenário já teve como um de seus jogadores Dondinho, pai de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Agora, renasce com um projeto que está oficialmente registrado na Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

A chancela concedida pela entidade reconhece que o clube mineiro opera com características típicas de startups. Ou seja, se enquadra como um modelo de negócios escalável. Além disso, conta com uso intensivo de tecnologia e integração permanente com ambientes de pesquisa.

A SAF confirma essa vocação ao se reestruturar para funcionar além do futebol tradicional, Existe uma preocupação para a definição de plataformas digitais, soluções de ciência de dados, softwares esportivos, metodologias de formação baseadas em engenharia e um ecossistema próprio de novos negócios por meio da venture builder Y35.

Para Vitor Fernandes Colares, um dos idealizadores do projeto, o reconhecimento da Abstartups é fundamental para a consolidação do Yuracan. “Desde o primeiro dia, a nossa

ideia nunca foi apenas voltar a jogar futebol. A gente desenhou o Yuracan para ser uma plataforma de inovação capaz de gerar conhecimento, tecnologia e novos negócios a partir do esporte. Esse registro que conquistamos prova que é possível fazer futebol com mentalidade de startup, escala e sustentabilidade”, afirma Colares.

Yuracan

Nascida na cidade de Itajubá, o Yuracan manda seus jogos no Estádio Coronel Belo Lisboa (capacidade 2.500 pessoas). Seu apelido é Ganchão, alusão à letra Y estampada na camisa. Também é conhecido como os Diabos Brancos, por conta do uniforme branco.

O clube foi o primeiro de Dondinho, pai de Pelé. Posteriormente, o genitor do maior jogador de todos os tempos ainda jogou no Hepacaré, no Atlético, no São Lourenço e no Vasco de São Lourenço , finalizando a carreira no Bauru Atlético Clube.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...