Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

‘Treta’ com Vini Jr., elogio de Messi e mais: a carreira de Maffeo, alvo do Atlético

Galo tem Pablo Maffeo, lateral-direito do Mallorca, como alvo nesta janela de transferências

Pablo Maffeo, lateral-direito do Mallorca que interessa ao Atlético

Pablo Maffeo, lateral-direito do Mallorca, é um nome que agrada ao Atlético e está na mira do Alvinegro no mercado da bola. O argentino de 28 anos possui uma vasta carreira na Europa, com episódios envolvendo Vinicius Júnior, Lionel Messi e Pablo Zabaleta.

Nascido em Sant Joan Despí, na Catalunha, em 1997, mas é naturalizado argentino. Ele começou sua formação nas categorias de base do Espanyol antes de se transferir, ainda jovem, para o Manchester City, da Inglaterra.

No clube inglês, embora não tenha tido muitas oportunidades na equipe principal, Maffeo se destacou por seu potencial defensivo e intensidade em campo, o que lhe rendeu empréstimos a clubes espanhóis, como o Girona, onde teve atuações marcantes e ganhou destaque, especialmente por sua marcação firme e capacidade de apoiar o ataque.

Após boas passagens por empréstimo, Maffeo foi contratado pelo Stuttgart, da Alemanha, mas teve pouco espaço por lá e acabou retornando ao futebol espanhol, onde passou por clubes como Girona novamente, Huesca e Mallorca.

No Mallorca, encontrou maior estabilidade e se firmou como titular, sendo reconhecido por sua consistência defensiva, velocidade e entrega em campo.

Leia também

A “treta” com Vini Jr.

Nas semifinais da Supercopa da Espanha, em janeiro, Maffeo e Vinicius Júnior discutiram dentro do campo num confronto entre Mallorca e Real Madrid. Na ocasião, o brasileiro disse: “Vá para casa, você é péssimo, seu idiota!”

O conflito entre os dois é antigo. Num episódio anterior, Maffeo afirmou que “nocautearia” Vini Jr. em dez segundos — em tom de brincadeira, afirmou que o confronto, se fosse uma luta de boxe, seria “a mais vista da história”.

Elogio de Messi

Em 2020, Messi elegeu Pablo Maffeo como o defensor mais difícil que já enfrentou. Ambos se enfrentaram numa partida entre Barcelona e Girona em 2017, pelo Campeonato Espanhol. O time blaugrana venceu por 3 a 0.

“Pablo Maffeo, quando estava no Girona, foi o defensor mais duro que já enfrentei. Nunca fui de reclamar; acredito que o contato físico faz parte do futebol”, disse Messi à DAZN na época.

Depois, Maffeo afirmou que receber um elogio de Messi foi como “ganhar um troféu”.

“Foi muito especial ouvir o Leo dizer isso. Para mim, é como ganhar um troféu. É o maior reconhecimento vindo do melhor jogador da história. Perdemos aquele jogo, mas a experiência sempre será um marco na minha vida”, disse o lateral ao The Athletic.

Parceria com ídolo do City

Ainda quando era produto da base do Manchester City, em 2015, Pablo Maffeo afirmou que via seu compatriota e xará Pablo Zabaleta como mentor e pai.

“O Zabeleta é como meu pai lá dentro – ele está sempre rindo com a gente. Quando você precisa de conselhos, ele é uma ótima pessoa para se ter por perto”, disse Maffeo aos canais oficiais do Manchester CIty, à época.

Kings League

Em março de 2025, Pablo Maffeo causou surpresa ao se tornar o primeiro jogador em atividade na primeira divisão espanhola a disputar a Kings League — competição de fut7 criada por Gerard Piqué — defendendo o time Kunispost, comandado pelo ex-jogador Sergio Agüero, ídolo do Manchester City.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.