Pablo Maffeo, lateral-direito do Mallorca,
Nascido em Sant Joan Despí, na Catalunha, em 1997, mas é naturalizado argentino. Ele começou sua formação nas categorias de base do Espanyol antes de se transferir, ainda jovem, para o Manchester City, da Inglaterra.
No clube inglês, embora não tenha tido muitas oportunidades na equipe principal, Maffeo se destacou por seu potencial defensivo e intensidade em campo, o que lhe rendeu empréstimos a clubes espanhóis, como o Girona, onde teve atuações marcantes e ganhou destaque, especialmente por sua marcação firme e capacidade de apoiar o ataque.
Após boas passagens por empréstimo, Maffeo foi contratado pelo Stuttgart, da Alemanha, mas teve pouco espaço por lá e acabou retornando ao futebol espanhol, onde passou por clubes como Girona novamente, Huesca e Mallorca.
No Mallorca, encontrou maior estabilidade e se firmou como titular, sendo reconhecido por sua consistência defensiva, velocidade e entrega em campo.
A “treta” com Vini Jr.
Nas semifinais da Supercopa da Espanha, em janeiro, Maffeo e Vinicius Júnior discutiram dentro do campo num confronto entre Mallorca e Real Madrid. Na ocasião, o brasileiro disse: “Vá para casa, você é péssimo, seu idiota!”
O conflito entre os dois é antigo. Num episódio anterior, Maffeo afirmou que “nocautearia” Vini Jr. em dez segundos — em tom de brincadeira, afirmou que o confronto, se fosse uma luta de boxe, seria “a mais vista da história”.
Elogio de Messi
Em 2020, Messi elegeu Pablo Maffeo como o defensor mais difícil que já enfrentou. Ambos se enfrentaram numa partida entre Barcelona e Girona em 2017, pelo Campeonato Espanhol. O time blaugrana venceu por 3 a 0.
“Pablo Maffeo, quando estava no Girona, foi o defensor mais duro que já enfrentei. Nunca fui de reclamar; acredito que o contato físico faz parte do futebol”, disse Messi à DAZN na época.
Depois, Maffeo afirmou que receber um elogio de Messi foi como “ganhar um troféu”.
“Foi muito especial ouvir o Leo dizer isso. Para mim, é como ganhar um troféu. É o maior reconhecimento vindo do melhor jogador da história. Perdemos aquele jogo, mas a experiência sempre será um marco na minha vida”, disse o lateral ao The Athletic.
Parceria com ídolo do City
Ainda quando era produto da base do Manchester City, em 2015, Pablo Maffeo afirmou que via seu compatriota e xará Pablo Zabaleta como mentor e pai.
“O Zabeleta é como meu pai lá dentro – ele está sempre rindo com a gente. Quando você precisa de conselhos, ele é uma ótima pessoa para se ter por perto”, disse Maffeo aos canais oficiais do Manchester CIty, à época.
Kings League
Em março de 2025, Pablo Maffeo causou surpresa ao se tornar o primeiro jogador em atividade na primeira divisão espanhola a disputar a