Natural do Rio Grande do Sul, o defensor de 25 anos revelou que começou a carreira em outra função dentro de campo. “Eu comecei como volante, gostava muito de chegar na frente e de distribuir bola também”, contou o jogador à GaloTV.
A mudança de posição aconteceu ainda nas categorias de base, quando ele defendia o Novo Hamburgo, clube do interior gaúcho. “Faltou zagueiro e assumi. Não gostava muito no começo, mas fui pegando gosto e estou até hoje”, revelou.
O futebol sempre fez parte da vida de Ruan, que cresceu em uma família com forte ligação ao esporte.
“Desde pequeno. Meu pai é ex-jogador de futebol, jogou em alguns clubes do interior. Ele não queria que a gente fosse, porque sabe da dificuldade que é ser jogador de futebol. Mas eu e meu irmão gêmeo, desde pequenos, somos fascinados por jogar futebol. Na escola gostávamos muito. Foi assim que iniciamos a nossa trajetória”, afirmou.
Quem é Ruan
Natural de Tramandaí, Ruan iniciou a trajetória no futebol nas categorias de base do Novo Hamburgo, antes de ser cedido ao Grêmio em 2017. Fez sua estreia como profissional pelo Tricolor gaúcho em dezembro de 2017 e se tornou mais atuante a partir de 2019, somando 25 partidas oficiais pelo time do Sul do Basil.
Nesse período, integrou equipes campeãs do Campeonato Gaúcho (2018, 2020 e 2021), além de conquistar a Recopa Sul-Americana em 2018.
Em agosto de 2021, foi contratado pelo Sassuolo em negociação estimada em cerca de 5 milhões de euros, permanecendo emprestado ao Grêmio até o final daquele ano. Desde então, atuou regularmente pelo clube italiano, acumulando aproximadamente 63 partidas oficiais.
No segundo semestre de 2024, Ruan foi emprestado ao São Paulo até junho de 2025, com opção de compra. Durante sua passagem pelo Tricolor paulista, participou de 23 jogos, inclusive na Libertadores. Uma lesão no joelho exigiu cirurgia, e apesar do desejo de permanecer no Brasil para tratamento, o empréstimo não foi renovado, e ele retornou ao time italiano em junho de 2025.
Mercado do Atlético
Além de Ruan, o Atlético já anunciou três outros reforços na atual janela de transferências:
- O atacante Biel, emprestado pelo Sporting-POR
- O volante Alexsander, comprado junto ao Al-Ahli-SAU
- O meia-atacante Reinier, comprado junto ao Real Madrid-ESP
Pelo caminho contrário,