Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Perto do Atlético, Alexsander já brilhou contra o Flamengo e foi campeão com Firmino

Volante é esperado em Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (28) para assinar com clube mineiro

Alexsander, provável novo reforço do Atlético, em aquecimento no Al-Ahli, da Arábia Saudita

O Atlético está perto de anunciar o volante Alexsander como novo reforço para a temporada. O jogador é esperado em Belo Horizonte nesta segunda-feira (28) para realizar exames médicos e assinar com o clube.

Apesar da pouca idade (21 anos), o volante tem vasta bagagem, com direito a gol sobre o Flamengo em decisão de Estadual, título da Copa Libertadores e conquista com Roberto Firmino na Arábia Saudita.

Brilho no início da carreira

Revelado nas quadras de futsal do Fluminense, Alexsander deu os primeiros passos rumo ao estrelato ainda no Sub-15, em 2018, quando fez a transição para o campo. Dois anos depois, já mostrava seu potencial ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro Sub-17 com uma geração promissora que ficaria conhecida como a “Geração dos Sonhos”. No mesmo ano, bateu na trave da Copa do Brasil da categoria, ficando com o vice-campeonato.

Em 2022, passou a integrar o elenco sub-20 do Tricolor e seguiu colecionando conquistas. Foi peça importante na campanha do título do Campeonato Carioca Sub-20, superando o Flamengo na decisão com um placar agregado de 4 a 2.

A ascensão de Alexsander ao time profissional veio no fim de 2022, sob o comando de Fernando Diniz. Em 2023, teve um momento marcante na carreira ao balançar as redes na goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo, na final do Campeonato Carioca, ajudando o Flu a erguer a taça estadual.

Mesmo após enfrentar um duro período de lesões, o volante deu a volta por cima e escreveu seu nome na história do clube como parte do elenco campeão da tão sonhada Libertadores de 2024 – a primeira do Fluminense.

Todos os números de Alexsander pelo profissional do Fluminense:

  • 2 gols
  • 3 assistências
  • 64 jogos
  • 4 títulos: Taça Guanabara (2023), Campeonato Carioca (2023), Libertadores (2023) e Recopa Sul-Americana (2024)

Episódio de indisciplina

Em abril de 2024, Alexsander chegou a ser afastado do elenco profissional do Fluminense, junto de John Kennedy, Kauã Elias e Arthur, por “atos de indisciplina cometidos na concentração” antes do clássico contra o Vasco, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Os quatro ficaram de fora de partidas contra Cerro Porteño, (pela Libertadores) e Corinthians (pelo Brasileirão), mas acabaram sendo reintegrados no fim de abril daquele ano.

Leia também

Título com Firmino na Arábia Saudita

Em agosto de 2024, o Fluminense acertou a venda de Alexsander por 9 milhões de euros (cerca de 54 milhões de reais) ao Al-Ahli, da Arábia Saudita.

No time saudita, Alexsander atuou ao lado de grandes nomes do futebol mundial, como Edouard Mendy, Franck Kessié, Riyad Mahrez, Ivan Toney e Roberto Firmino.

Números de Alexsander pelo Al-Ahli:

  • 17 jogos
  • 1 assistência
  • 1 título: Liga dos Campeões da AFC (2024/25)
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.