Lyanco, do Atlético, publicou dois stories em seu perfil no Instagram lamentando a morte de Diogo Jota, do Liverpool, na manhã desta quinta-feira (3). O zagueiro relembrou a vez que enfrentou o jogador português quando atuava pelo Southampton na
Zagueiro do Atlético, Lyanco lamentou a morte de Diogo Jota, do Liverpool, nas redes sociais
Ao todo, Lyanco e Diogo Jota se enfrentaram três vezes: duas vitórias para o português e um empate. Confira:
- 27/11/2021 - Liverpool 4 x 0 Southampton no Anfield, em Liverpool (Diogo Jota marcou dois gols)
- 17/05/2022 - Southampton 1 x 2 Liverpool no St Mary’s Stadium, em Southampton
- 28/05/2023 - Southampton 4 x 4 Liverpool no St Mary’s Stadium, em Southampton (Lyanco deu assistência e Diogo Jota marcou dois gols)
Morte de Diogo Jota
O jogador de 28 anos estava acompanhado do irmão, André Silva, de 26 anos, que também era jogador de futebol e morreu no local.
O acidente ocorreu próximo à cidade de Palacios de Sanabria, na província de Zamora. O veículo pegou fogo. Diogo Jota e seu irmão só foram identificados devido à documentação que estava no carro.
O Liverpool divulgou uma nota nas suas redes sociais, veja:
“O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável”.
Pronunciamento do Atlético
O Atlético também se manifestou sobre a morte de Diogo Jota em seus perfis oficiais nas redes sociais. Confira:
“Um dia de muita tristeza para o futebol.
Recebemos com pesar a notícia do falecimento dos irmãos e atletas Diogo Jota, do Liverpool, e André Silva, do Penafiel, vítimas de um trágico acidente de carro.
Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor.”
Carreira de Diogo Jota
Diogo Jota iniciou suas carreiras nas categorias de base do Gondomar e Paços de Ferreira, ambos de Portugal. Em 2016, foi contratado pelo Atlético de Madrid, mas não atuou oficialmente, sendo emprestado ao Porto (nove gols e sete assistências em 38 jogos), e posteriormente, ao Wolverhampton em 2017. Nos Wolves, brilhou na conquista da Championship (Segunda Divisão Inglesa), com 17 gols e seis assistências em 44 partidas.
Jota se transferiu para o Liverpool em setembro de 2020 e rapidamente se firmou no time principal. Veja números do português pelos Reds:
- 65 gols
- 26 assistências
- 182 jogos
- 4 títulos: Copa da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24), Copa da Inglaterra (2021/22) e Premier League (2024/25)
Com a Seleção Portuguesa desde 2019, Jota foi convocado para várias competições e marcou 14 gols e 12 assistências em 49 partidas. Contribuiu decisivamente para as conquistas da Liga das Nações de 2019 e 2025.
Fora dos gramados, Diogo Jota também era conhecido no cenário dos videogames. Foi número 1 mundial no ranking FIFA 21 e fundou a equipe de eSports Luna Galaxy.