Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Janela de transferências aberta: veja objetivos do Atlético no mercado

Galo busca contratações pontuais para reforçar elenco comandado pelo técnico Cuca

Paulo Bracks, CSO do Atlético, lidera busca por reforços no clube

A janela de transferências do futebol brasileiro será reaberta nesta quinta-feira (10). A partir de hoje, os clubes podem registrar os novos reforços para o segundo semestre da temporada. Até o momento, o Atlético não oficializou contratações, mas busca reforços pontuais para encorpar o elenco comandado pelo técnico Cuca.

O Atlético prioriza a contratação de um primeiro volante com características defensivas de marcação. O Galo deseja um jogador com agressividade e capacidade de perseguição ao adversário portador da bola. A informação foi dada de forma detalhada pelo CSO do Atlético, Paulo Bracks, aos jornalistas na Arena MRV.

O volante Juan Camilo Portilla, que pertence ao Talleres-ARG, é um dos jogadores da posição na mira do Atlético. O Galo fez ofertas ao clube argentino pelo colombiano, mas ainda não obteve resposta.

Uma das tentativas do Galo na janela foi pela contratação do volante Fred, que disputou a última Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira. O jogador, no entanto, preferiu seguir no Fenerbahçe, da Turquia, onde ainda tem contrato.

A busca por um volante é prioridade no clube, especialmente porque o argentino Fausto Vera não faz parte dos planos de Cuca para o segundo semestre. O jogador, inclusive, chegou a pedir para não ser relacionado para o jogo contra o Internacional, o último antes da pausa do Campeonato Brasileiro. O meio-campista optou por não ser acionado para ainda conseguir se transferir no mercado nacional, mas também é alvo de times do exterior.

Para o meio-campo, o Atlético conta com poucas peças: Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens, Patrick e Fausto Vera. Por isso, a necessidade da chegada de mais um atleta para a posição.

Outras necessidades

O Atlético também trabalha em outras frentes no mercado da bola. O clube busca a chegada de um zagueiro para compor o elenco e um atacante de velocidade com característica de drible. O Alvinegro quer a chegada de jogadores jovens com potencial de revenda.

O atacante Biel, do Sporting, está na mira do Atlético, mas o negócio é considerado inviável pela operação financeira envolvida. O clube português pede 7 milhões de euros (R$ 44 milhões) para vender 90% do passe do atleta, que fez apenas sete partidas na Europa, sendo titular em apenas uma delas. O Galo queria o empréstimo.

Postura no mercado

O Atlético não repetirá o investimento feito no início do ano para a formação do elenco — cerca de R$ 150 milhões. Será uma janela de ajustes pontuais.

Uma garantia dada por Paulo Bracks é que o Atlético não diminuirá seu plantel na janela. Ou seja, o número de jogadores que ocasionalmente saírem, será o mesmo que chegará ao clube.

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.