Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ex-Atlético, Euller relembra episódio com Felipão e Dudamel em final da Libertadores

Atacante foi campeão da Libertadores sob comando do técnico brasileiro diante do ex-goleiro venezuelano

Euller, ex-jogador do Atlético, durante entrevista concedida ao GaloCast

Ex-jogador do Atlético, Euller relembrou uma história de quando foi campeão da Copa Libertadores pelo Palmeiras. O Verdão foi campeão do torneio continental em 1999 com envolvimento de dois outras personalidades ligadas ao Atlético: Rafael Dudamel e Felipão.

Rafael Dudamel, à época, era o goleiro do Deportivo Cali-COL, adversário do Palmeiras naquela decisão. O Palmeiras, que tinha Euller no elenco, era treinado por Felipão.

O Palmeiras perdeu o primeiro jogo da final por 1 a 0. A partida foi disputada em Cali. O jogo da volta seria no Parque Antártica. O Palmeiras venceu por 2 a 1 e a disputa foi para os pênaltis. Euller relembrou que, na disputa dos pênaltis, não participaria da disputa. No entanto, ficou responsável pela última batida.

“O Palmeiras foi muito bem em toda a competição. No último jogo, foi para os pênaltis. Nos pênaltis, saiu do jogo o primeiro batedor, Arce, o segundo batedor, Alex, e o terceiro batedor, Evair, expulso. Na relação, eu não era um dos batedores. O Paulo Nunes pediu para não bater porque não gostava”, disse em entrevista ao GaloCast, divulgado nessa terça-feira (24).

“Quando fui cobrar, só passava coisa ruim na cabeça. “Eles vão me matar se eu errar esse pênalti”. O Parque Antártica, para entrarmos e sairmos, tinha que ter a segurança fazendo corredor, porque a torcida passava por ali. Eu pensei “vou esperar até o último momento ver a saída dele. Quando vi a passada dele (Dudamel), virei o pé. Normalmente, eu bato no canto que ele foi. Foi mais comemoração de alívio do que de felicidade”, revelou.

Leia também

Confiança de Felipão

Euller defendeu o Atlético de 1995 até 1997. O ex-atacante revelou que foi contratado pelo Palmeiras quando tinha renovado contrato com o Alvinegro. A contratação foi um voto de confiança do técnico Felipão. Euller relembrou que a conversa que teve com o então comandante.

“O Felipão me falou assim “Eu vou ser campeão da Libertadores, tenho contrato de três anos com o Palmeiras e preciso que você faça o mesmo, porque eu conto com você para chegarmos ao Mundial de Clubes”, contou.

“O Felipão me chamou na reapresentação e falou “Estou trazendo o Paulo Nunes para jogar, só que não posso ter você no banco, eu preciso que você jogue também, preciso que você vá emprestado a um clube para jogar e voltar, porque vou conquistar a vaga da Libertadores esse ano e em 1999 a gente conquista a Libertadores”, disse.

“Fui para o Japão (Tokyo Verdy) e machuco, uma lesão no cruzado. Faço cirurgia e recuperação no Palmeiras. Nessa recuperação, o Felipão sempre dizia “Você ainda será importante para mim, pode recuperar tranquilo”. E bancou a minha inscrição na Libertadores mesmo lesionado. Isso em 1999. Aí veio a Libertadores”, completou.

Euller, Dudamel e Felipão

Euller defendeu o Atlético em duas passagens (1995-1997 e 2005). No total foram 153 jogos, com 56 gols. Ele foi campeão estadual em 1995. O ex-atacante passou por São Paulo, Tokyo Verdy-JAP, Vasco, Palmeiras, São Caetano, Tupynambás e América.

Felipão treinou o Atlético nos anos de 2023 a 2024. Foram 41 jogos com 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. Ele foi campeão mineiro em 2024.

Rafael Dudamel, venezuelano de 52 anos, treinou o Atlético em 2020. Ele treinou o Galo por 10 jogos com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Galo demitiu o então treinador após a eliminação para o Afogados da Ingazeira, na primeira fase da Copa do Brasil.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.