Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Diretor do Atlético comenta utilização da base por Sampaoli e faz projeção

Gerente geral das categorias de base do Alvinegro avaliou trabalho do técnico argentino com jovens atletas

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético

Luiz Carlos de Azevedo, gerente geral das categorias de base do Atlético, concedeu entrevista à Itatiaia e comentou a utilização de jovens atletas por parte de Jorge Sampaoli, treinador da equipe principal.

O argentino foi questionado, em alguns momentos, por dar poucas oportunidades aos “crias” do Galo na parte final da temporada 2025. Todavia, vale destacar que o comandante alvinegro relacionou, em algumas oportunidades, Vitão, Gabriel Veneno e Mosquito - jovens promessas do Alvinegro.

Luiz Carlos relembrou a parceria com Sampaoli no Flamengo e destacou a utilização de Wesley, à época recém-promovido das categorias de base do Rubro-Negro.

No outro clube que eu trabalhei (Flamengo) com ele, ele utilizou bastante (a base). Inclusive, alguns ele foi um dos grandes responsáveis. O Wesley, hoje, se está na Seleção Brasileira, foi vendido por 25 milhões de euros (R$ 160 milhões na cotação atual), passa muito pelo Sampaoli ter acreditado”, iniciou.

“Na época, tinha o Matheuzinho (atualmente no Corinthians), que também era um jogador de destaque, o Varela, que é um jogador de Seleção Uruguaia. Já vi isso na prática, então, não me preocupa”, disse Luiz Carlos.

Trabalho com jovens atletas e projeção

Adiante, o dirigente destacou a importância do trabalho de pré-temporada com os jovens na equipe profissional como maneira de integrá-los ao time antes de períodos mais congestionados do calendário.

“A partir do momento que você faz uma pré-temporada, você começado zero, você começa todo mundo ali alinhado, é muito mais fácil de você ter essa construção de oportunizar. O calendário do futebol brasileiro, chega uma hora que é quarta-feira, domingo, quarta-feira, domingo. O treinador não tem mais tempo de treinar, praticamente”, avaliou.

“Por isso, houve essa construção desses meninos treinarem conosco até o dia 23 (de dezembro), para já chegar em uma condição física melhor, e aí folga do dia 24 até o dia primeiro, representando no dia 2 (de janeiro). Ou seja, já vão chegar, pelo menos fisicamente, mais bem preparados, para obviamente atender essas expectativas da demanda do futebol profissional”, ressaltou Luiz Carlos de Azevedo.

‘Crias’ da base no profissional

Ao todo, dez atletas foram selecionados pela comissão técnica de Jorge Sampaoli para atuar no Campeonato Mineiro 2026, são eles: os laterais Luis Gustavo e Kauã Pascini; os zagueiros Samuel Lima e Vitão; os meias Igor Toledo, Mamady Cissé e Índio; e os atacantes Murillo e Cauã Soares.

Estes atletas trabalham na Cidade do Galo até o dia 23 de dezembro. Posteriormente, iniciam período de recesso até o dia 2 de janeiro, quando se reapresentam para se prepararem com o restante do elenco.

Pedidos pela torcida no time principal, os atacantes Gabriel Veneno e Mosquito serão relacionados para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Atlético no Campeonato Mineiro 2026

Em busca do heptacampeonato, o Atlético estreia no Campeonato Mineiro no dia 11 de janeiro, às 16h (de Brasília), contra o Betim. A partida será realizada na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Nascido e criado em Itabira, Pedro Abílio é jornalista formado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. É narrador esportivo desde 2012, quando começou na Rádio Itabira AM. Passou por Rádio Extra FM, Rádio Super Notícia e FM O Tempo. Especializado em narração poliesportiva com experiência em transmissões de diversas modalidades no rádio e no digital.

Ouvindo...