Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Diretor do Atlético comenta saída de Cuca e abre o jogo sobre prazo para anunciar técnico

CSO do Galo, Paulo Bracks revelou bastidores da demissão de Cuca e disse que o nome do próximo técnico estará de acordo com o projeto do clube

Paulo Bracks, CSO do Atlético

O Atlético anunciou, no fim da manhã desta sexta-feira (29), a demissão do técnico Cuca. Agora, por óbvio, o Galo iniciará a busca por um novo treinador e, de acordo com a apuração da Itatiaia, já tem alguns cotados.

Paulo Bracks, CSO do clube, confirmou que a contratação de um novo comandante é tratada como prioridade. No entanto, o dirigente disse que não revelará nomes e, tampouco, estipulará um prazo para o acerto.

Bracks ainda ponderou sobre a demissão de Cuca. Ele ressaltou que o desligamento foi feito com dignidade, e o agora ex-treinador do Galo, entendeu os motivos da saída.

“Hoje foi um dia muito difícil, porque tivemos que comunicar a saída do nosso treinador, o Cuca, um dos maiores técnicos da história do clube. Conversamos bastante hoje de manhã, ele entendeu e nos despedimos dignamente dele, do Cuquinha, atletas, funcionários do CT, com muito respeito, com muita gratidão. E, a partir de agora, estamos em busca de um novo comandante. É uma decisão que será tomada com critérios, com convicções, dentro do projeto do clube”, disse.

“Temos que pensar no brasileiro, que precisamos retomar a performance, e recuperar urgentemente na tabela, no jogo de volta da Copa do Brasil, que não acabou, na Sul-Americana, que vamos ter o confronto de quartas de final com Bolívar em pouco mais de duas semanas. Temos um calendário cheio, importante. Não vou estabelecer data e nem passar a vocês perfil neste momento, porque isso obviamente não ajuda no trabalho, mas estejam certos, tenham absoluta certeza que virou a nossa prioridade no clube”, foi além, na sequência.

‘Shorlist’ do Galo

Conforme apurou a Itatiaia, nesta sexta-feira (29), o clube trabalha com cinco nomes. Os profissionais trabalhados pela diretoria são guardados em sigilo. Porém, a reportagem teve acesso a alguns dos critérios utilizados pela cúpula durante as reuniões.

  • Empregados e não empregados
  • Perfil de jogo
  • Viabilidade
  • Adaptabilidade ao projeto da SAF
  • Comportamento
  • Outros

Pedro Martins

O português Pedro Martins, de 55 anos, atualmente no Al-Gharafa, do Catar, é uma das opções. A informação foi trazida inicialmente pelo GE e confirmada pela reportagem, com o representante do treinador.

De acordo com Rui Miguel Mendonça, o contato foi feito nesta sexta por Paulo Bracks, CSO do Alvinegro. “Ligou diretamente ao Pedro Martins, para saber as condições para assumir o comando técnico do Galo”, afirmou o empresário.

Ainda segundo o agente, “Pedro está sempre aberto a ouvir propostas que possam interessar”. Ele ainda destaca que “a bola está do lado do clube”, ou seja, cabe ao Atlético definir até onde chegará, no aspecto financeiro, para tê-lo.

Pedro Caixinha

A reportagem conversou com pessoas ligadas ao treinador português Pedro Caixinha. Contato foi feito com ele nessa quinta-feira (28), por representante do Atlético. Apesar de não ser o primeiro da lista, o ex-comandante de Bragantino e Santos deve figurar entre os “finalistas” da diretoria.

Ex-técnico do São Paulo cotado?

A Itatiaia também apurou que um dos nomes que surgiram durante reunião da diretoria foi o de Luis Zubeldía, argentino de 44 anos que deixou o comando técnico do São Paulo em junho, quando foi demitido. Em contato com estafe do técnico, porém, a resposta foi que ele não pretende voltar ao futebol brasileiro neste momento.

Retorno de Jorge Sampaoli?

Outro nome ventilado nos bastidores é de Jorge Sampaoli, técnico que comandou o Atlético em 2020, até o início de 2021, quando se transferiu para o futebol francês. A Itatiaia apurou junto ao agente do “hermano”, e Jorge gostaria de retornar ao Galo, mas ainda não foi contactado. Como citado anteriormente, apesar do apelo popular, o comandante de 65 anos não é prioridade neste momento.

Tite aceitaria?

Apesar de ter boa aceitação na cúpula atleticana, o técnico Tite não deve voltar a trabalhar neste momento. A Itatiaia apurou com fontes ligadas ao treinador que ele tem cirurgia marcada para 15 de setembro, quando colocará prótese no joelho. A tendência é que ele não assuma nenhum clube neste ano.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).