Cria do Atlético reage a interesse da Premier League e revela planos na Europa
Alisson foi comprado pelo Shakhtar por 14 milhões de euros e deixou o Galo em março de 2025

Revelado pelo Atlético, Alisson Santana desperta interesse da Premier League. A Itatiaia apurou que, na janela de janeiro de 2026, o Brentford chegou a oferecer 30 milhões de euros (R$ 173,7 milhões) ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia, para comprar o jogador, mas a proposta foi recuada pelos ucranianos.
O Brentford não é o único clube inglês interessado em Alisson. Bournemouth chegou a procurar informações do atleta de 20 anos, também na última janela, e, antes, quando ainda estava no Atlético, o Leicester chegou a fazer oferta para levar o jogador.
O desempenho de Alisson pelo Shakhtar e o forte interesse dos clubes ingleses fazem acreditar que não deve demorar muito para que o brasileiro se transfira à principal liga do mundo.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Alisson comentou sobre o interesse inglês e destacou que planeja ficar no Shakhtar Donetsk.
Sempre foi um sonho para mim jogar na Premier League. Graças a Deus, tenho trilhado muito bem esse caminho muito bem, passo a passo. Acho que eu, junto do meu staff, estamos fazendo um processo juntos. Mas eu busco focar muito onde estou. Estou no Shakhtar, ainda tenho planos de ficar, queremos jogar a Champions League.
"Queremos repetir esse ano, em que chegamos às semifinais da Conference League, que é algo muito grande. Tenho planos de ficar. É claro que eu tenho o sonho de alcançar os meus objetivos pessoais. Tenho sonho de jogar em outros clubes, mas estou muito feliz no Shakhtar e muito confiante no projeto que eles têm para mim", completou.
Temporada de Alisson no Shakhtar Donetsk
Em 2025/26, sua primeira temporada completa pelo Shakhtar, Alisson quebrou o recorde da história do clube ao atingir oito participações diretas em gols pela equipe na Europa League, com três gols e cinco assistências em apenas cinco partidas.
Pela Conference League, Alisson fez dois gols contra o AZ Alkmaar no jogo de ida e um gol no jogo da volta, e foi destaque de uma campanha histórica do Shakhtar Donetsk na competição europeia, chegando até as semifinais.
Além disso, Alisson foi campeão do Campeonato Ucraniano em 2026, com um gol e três assistências na competição.
"Minha adaptação foi muito tranquila porque tem muitos brasileiros. Tem quase um time só de brasileiros. Isso foi muito bom. Muito jovem também, que facilita. Graças a Deus, os resultados apareceram. Consegui fazer uma temporada muito boa, evoluir bastante nos jogos da Europa. Estou muito feliz e aproveitando esse momento", declarou Alisson.
Alisson no Atlético
Alisson chegou ao Atlético em 2021, quando tinha 15 anos de idade, e foi formado nas categorias de base do clube. O atacante chamou atenção desde cedo e não demorou a subir para o profissional.
Pelo time principal do Atlético, ele marcou quatro gols e deu duas assistências em 43 jogos, além de conquistar o Campeonato Mineiro de 2024.
Também no início de 2025, Alisson foi campeão do Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-20.
Sua saída da Cidade do Galo foi polêmica. Em fevereiro, seu staff reclamou da postura do Atlético diante de uma proposta do Leicester. O clube mineiro, por sua vez, considerou os valores baixos e recusou a oferta.
Um mês depois, Alisson foi comprado pelo Shakhtar por 14 milhões de euros (R$ 87 milhões na cotação da época).
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.


