Borbas é apresentado pelo Atlético e fala sobre forma física e características
Atacante uruguaio de 24 anos foi apresentado nesta quinta-feira (6) na Cidade do Galo

O Atlético apresentou nesta quinta-feira (6) o atacante Thiago Borbas. O uruguaio de 24 anos, que chega ao clube por empréstimo, com opção de compra, assina contrato até o fim de 2026.
No acordo com o Red Bull Bragantino, o Atlético acordou uma opção de compra ao término do vínculo. Para tê-lo em definitivo, o Alvinegro terá que desembolsar 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 23 milhões).
Animado com a nova oportunidade, o jogador não escondeu a motivação por voltar ao futebol brasileiro. Borbas estava emprestado ao Olviedo, da Espanha, onde fez 12 jogos e não conseguiu balançar a rede. Ele, inclusive, destacou estar bem fisicamente.
“Me sinto muito bem fisicamente. Estou treinando bem diariamente, passando por um processo de adaptação, mas é um processo curto, pois eu estava me preparando bem. Então, acho mais fácil me adaptar”, destacou o atacante.
“A chegada na área, a penetração, acho que são meus pontos positivos. Ir na diagonal e se precisar sustentar (recompor) não há problema algum. Acho que estas são as minhas principais características”, acrescentou.
Escolha por Borbas e características de jogo
Conforme apurou a Itatiaia, a contratação do atacante foi realizada por entender que Borbas atende a requisitos importantes no perfil definido por cúpula e diretoria. Sem orçamento para compras milionárias, ele chega para preencher lacuna do elenco de "Barba" Domínguez.
Ser centroavante de área e forte no jogo aéreo foi um dos atributos que despertaram interesse do Galo. A idade e o conhecimento do futebol brasileiro também. Com estes e outros pontos, ele se encaixa no perfil estabelecido pelo clube no mercado da bola.
Carreira de Thiago Borbas
Thiago foi revelado pelo River Plate, do Uruguai, em 2020. Na temporada de estreia no profissional, o atacante disputou 20 partidas e anotou três gols.
Na temporada seguinte, o centroavante atuou em 30 jogos e marcou sete tentos. Já em 2022, Borbas teve o melhor ano da carreira. Em 44 partidas, o uruguaio balançou as redes em 19 oportunidades. Naquele ano, o jogador foi o artilheiro do Campeonato Uruguaio, com 18 tentos.
Tal desempenho chamou a atenção do RB Bragantino, que contratou Thiago no fim daquela temporada, com um contrato válido por cinco anos.
Em 2023, na primeira temporada pelo Massa Bruta, Borbas atuou em 50 jogos, com 13 gols e três assistências. O bom desempenho no clube paulista rendeu ao atacante uma convocação para a Seleção Uruguaia. Pela Celeste Olímpica, o jogador atuou em dois amistosos, mas não balançou as redes.
Já na temporada seguinte, o centroavante entrou em campo em 52 oportunidades, balançou as redes 11 vezes e deu dois passes para gol. Vale destacar que, em 2024, Borbas sofreu uma lesão muscular na coxa e ficou fora de combate por 86 dias.
Contudo, em 2025, os números do atacante sofreram queda. Em 32 partidas, foram três gols e uma assistência. Mais uma vez, o uruguaio teve uma contusão na coxa, mas ficou fora de combate por apenas 28 dias.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).


