Bastidor inédito: treta com Cuca fez Ronaldinho 'ir embora' do Atlético na Libertadores 2013
Ronaldinho Gaúcho recolheu seus materiais e foi embora de treino na Cidade do Galo após discordar de Cuca

O ano de 2013 foi icônico para o torcedor do Atlético graças ao título inédito da Copa Libertadores. Porém, até o Galo conquistar o título, o que não faltaram foram percalços no caminho. Nesta quarta-feira (26), o ex-atacante Alecsandro revelou bastidor inédito de quando Ronaldinho Gaúcho pediu para deixar o clube alvinegro.
Reserva de Jô naquele ano, Alecsandro concedeu entrevista ao ‘Charla Podcast’ e afirmou que precisou ir até a casa de Ronaldinho para convencê-lo a não deixar o clube. Como condição, R10 exigiu que o elenco confiasse mais nele e que o técnico Cuca parasse de exigir dois dias de concentração antes dos jogos.
Veja a história contada por Alecsandro
“Tiveram duas vezes que ele (Ronaldinho) foi embora. Contaram só uma, mas tiveram duas. A gente chegou para treinar, e o Ronaldo já chegava direto, trocado. Era véspera de Libertadores. O Cuca fez um coletivo apronto. O Ronaldo chegou, e a gente já estava meio para aquecer. E ele não aqueceu forte. Aqueceu do jeito dele. Fazia como todos, mas ficava mais de boa
Começou o treino, ele dominou uma bola, a gente do time de baixo roubou e fez 1 a 0. Com cinco minutos, mais um lance no meio do campo, e o Ronaldo trotando, como ele sempre fazia. Ele falava: ‘Eu jogo o jogo, não o treino. Conta comigo no jogo. Lá eu resolvo’. E resolvia. Lembro que fizemos 2 a 0.
O Cuca apitou o treino e disse: ‘Vocês não querem treinar, então não treinam’. Virou as costas e saiu. Aí o Ronaldo falou: ‘Vê lá, hein. Acabou o treino’. Não tinha dado 10 minutos. Ele pegou e saiu também. A gente tinha isso. O Carlinhos falou: ‘Não acabou o treino, não’. E o Ronaldo: ‘O treinador saiu, acabou o treino’. Pegou e foi embora, foi para a casa dele.
Tinha cinco minutos que ele tinha chegado. No que ele veio, vazou. Quando ele vazou, deu uma confusão. O Carlinhos chamou todo mundo para treinar. Só que a gente não tinha percebido que o Ronaldo mandou o cara pegar os negócios no vestiário. Ele ‘rapou’ o vestiário dele. A gente acabou de treinar, deu uma confusão.
Não vou falar os bastidores, porque vai ter muita versão distorcida. Sei que quando chegamos no vestiário, o roupeiro estava chorando. ‘O que foi, Bel?’. E ele: ‘O Ronaldo pegou as coisas e foi embora. Falou que já era, deu para ele’. Aí eu, Léo Silva, Júnior César, meu irmão e fomos na casa do cara.
Conversamos com ele (Ronaldinho), porque a gente estava tendo um jogo atrás do outro. Estávamos concentrando dois dias. Estava irritando demais concentrar dois dias. Era muito jogo, um atrás do outro. A gente foi para a casa dele. Ele falou: ‘Cara, eu volto, mas vocês têm que confiar mais em mim’. A gente confiou nele.
Ronaldinho
Ronaldinho Gaúcho esteve na Cidade do Galo entre 2012 e 2014. Com a camisa alvinegra, se tornou ídolo e deixou o clube com 85 jogos e 27 gols. O astro venceu o título inédito da Copa Libertadores, em 2013, sendo o craque do time. Além disso, ele conquistou a Recopa Sul-Americana (2014) e o Campeonato Mineiro (2013).
Números
- 88 jogos
- 28 gols marcados
- 32 assistências
- 45 vitórias
- 27 empates
- 16 derrotas
Títulos:
- Campeonato Mineiro de 2013
- Copa Libertadores de 2013
- Copa Sul-americana de 2014
Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.



