A Polícia Militar de Minas Gerais preparou operação especial para esta quarta-feira (6), dia em que Atlético e Flamengo se enfrentam pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta terça (5), comandantes dos batalhões do órgão concederam entrevista coletiva e garantiram que o esquema será segurança máxima não só no entorno da Arena MRV, palco do confronto.
Devido ao horário do jogo, 19h (de Brasília), os oficiais pedem aos torcedores que cheguem o mais cedo possível ao estádio. Cabe lembrar que o trânsito estará mais carregado, principalmente por ser horário de pico, no qual pessoas estão voltando para casa, seja do trabalho, da escola, ou de outros compromissos do dia a dia.
Segundo o Tenente-Coronoel Henrique Nunes, Comandante do Batalhão de Choque, haverá escolta às organizadas do clube carioca a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em ponto definido previamente. Para ele, tudo para evitar ataques e brigas entre as torcidas.
“Fazemos a divisão de torcidas, policiamento das arquibancadas, faz o reforço próximo às entradas para resolver de forma imediata algum possível tumulto. Faremos também a escolta da torcida adversária, na entrada da Região Metropolitana e, depois, devolver no mesmo ponto. Todos os pontos da escolta, que vemos como sensível, com histórico de tumulto, haverá viaturas do Tático Móvel”, destacou o Comandante.
“A previsão é de sete ônibus, com 350 torcedores do Flamengo, que já confirmaram presença. O Jogo, como é um clássico nacional, temos uma precaução maior. Haverá um bolsão de proteção aos torcedores, com policiais do Choque e da Cavalaria. Caso haja necessidade, vamos reter um pouco os flamenguistas, até diminuir o fluxo de atleticanos”, foi além.
Outro departamento envolvido no esquema de segurança é o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE). Conforme o Tenente-Coronoel Henrique Garcia, o jogo do torneio nacional é planejado no mesmo molde do clássico entre Atlético e Cruzeiro.
“Esse jogo, devido ao nível de complexidade, o BEPE está com todo efetivo. Teremos o apoio do Batalhão Acadêmico. Estaremos presentes em todo perímetro imediato do estádio”, disse.
“A Polícia Militar faz um planejamento macro. O lançamento do efetivo acontecerá desde o limite do estado. Cada município contribui com policiamento para que os torcedores cheguem ao estádio com segurança. Teremos uma saturação muito expressiva de policiamento”, finalizou.
Apesar do horário tumultuado, a PMMG garante que não terá dificuldades para atuar. Esta, inclusive, foi afirmação feita por Rodrigo Lima Ferreria, Tenente-Coronel e Comandante do 5º Batalhão: “Todo efetivo será reforçado. A polícia tem condições de atuar em qualquer horário”.