Além de voltar a vencer após quatro partidas, o Atlético tenta quebrar um tabu de cinco anos contra o Fortaleza na Arena Castelão, na capital cearense, no próximo domingo (30). As equipes se enfrentam às 18h (de Brasília), pela 35ª rodada do
O Atlético não sabe o que é vencer o Fortaleza na Arena Castelão desde 27 de outubro de 2021, quando o Galo bateu o Leão do Pici por 2 a 1 em jogo das semifinais da Copa do Brasil. Diego Costa e Hulk marcaram para o Alvinegro, e Romarinho descontou para o Tricolor, na ocasião. O time mineiro acabou campeão da competição pela segunda vez na ocasião.
Desde então, foram dois empates e uma derrota. Todos os jogos foram válidos pelo Brasileirão.
Foi o próprio Fortaleza quem iniciou a sequência negativa do Atlético. Após o empate em 3 a 3 na Arena MRV, em Belo Horizonte, no dia 12 de novembro, o Galo perdeu para o RB Bragantino fora de casa, empatou com o Lanús e perdeu nos pênaltis a final da Copa Sul-Americana no Paraguai, e empatou novamente diante do Flamengo em Belo Horizonte.
Com isso, o Galo se complicou ainda mais na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem via Campeonato Brasileiro. O Alvinegro é o atual 12º colocado, com 45 pontos, a dez do G7 e a três do São Paulo, que abre um possível G8.
Para que haja oito vagas na principal competição continental, é preciso que Fluminense ou Cruzeiro vença a
O Fortaleza, por outro lado, tenta sair da zona da degola, na 18ª colocação, com 37 pontos, a dois do Vitória. O Leão do Pici, que não perde há sete jogos, está a dois pontos de diferença do Vitória, primeira equipe fora do Z4.