Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: STJD julgará novo recurso de Dudu em caso com Leila Pereira

Defesa do jogador apresenta novas argumentações para tirar suspensão e jogar diante do Flamengo

Dudu durante treino do Atlético na Cidade do Galo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar um novo pedido de reconsideração da defesa de Dudu, do Atlético, no caso envolvendo Leila Pereira, presidente do Palmeiras. O jogador pede o fim da suspensão de seis jogos por misoginia.

Este é o segundo pedido de reconsideração da defesa de Dudu, feito na última sexta-feira (25). Antes, o jogador conseguiu a retirada da multa de R$ 90 mil imposta na punição dada ao STJD.

Em seu novo pedido, a defesa do jogador reafirma que não houve misoginia ou discriminação por parte do atleta.

A Itatiaia teve acesso ao documento protocolado pela defesa de Dudu, no qual são apresentados argumentos que questionam a condução do processo no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Um dos principais pontos levantados é a conduta da relatora da primeira instância, Renata Mendonça, que, segundo o pedido de reconsideração, publicou em suas redes sociais uma foto ao lado das advogadas de Leila Pereira antes do julgamento. Para os advogados de Dudu, esse gesto compromete a imparcialidade da magistrada e coloca em dúvida a lisura do processo.

A defesa também sustenta que o STJD não possui competência para julgar o caso, uma vez que as declarações de Dudu ocorreram fora do ambiente esportivo. Outro argumento apresentado é a ilegitimidade da União Brasileira de Mulheres (UBM) para atuar no processo, já que a entidade não integra oficialmente o sistema desportivo nacional.

Paralelamente à tramitação no STJD, o conflito entre Dudu e Leila Pereira também está sendo analisado nas esferas cível e criminal.

Dudu ficou fora de dois jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro e também pode desfalcar o Galo na próxima quinta-feira (31), contra o Flamengo, no Maracanã, Rio de Janeiro, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Se o pedido da sua defesa seja aceito pelo STJD, Dudu poderá atuar contra o Flamengo. Caso contrário, o atacante será desfalque de mais três jogos, além do próximo pela Copa do Brasil. Veja:

  • Contra o RB Bragantino no dia 3 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro
  • Contra o Flamengo no dia 6 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil
  • Contra o Vasco no dia 9 de agosto, no São Januário, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro
Leia também

Relembre o caso

Dudu, foi punido nessa sexta-feira (18), na 5ª Comissão Disciplinar no STJD, por misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Como pena, ele está suspenso de seis jogos em quaisquer competições oficiais da CBF.

A Procuradoria entendeu que o atacante cometeu infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem ética, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Dudu entrou com pedido de efeito suspensivo no STJD no sábado (19), mas não obteve resposta e, por isso, ficou de fora da partida contra o Palmeiras na tarde deste domingo (20).

A defesa de Dudu se manifestou por meio de nota criticando a demora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva após o Atlético ter entrado com um pedido de efeito suspensivo para ter seu jogador à disposição do Palmeiras no último domingo (20). Para os advogados do jogador, a falta de resposta do STJD é “mais que uma omissão”.

A UBM chegou a pedir uma reconsideração da decisão, requerendo o aumento da suspensão para dez jogos, além da ampliação da multa para R$ 100 mil. Entretanto, a Comissão Disciplinar do STJD não reconheceu o pedido de embargo.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.