Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Comissão do STJD toma decisão sobre aumento da suspensão de Dudu, do Atlético

União Brasileira de Mulheres pediu que jogador fosse suspenso por dez partidas

Dudu em treino do Atlético

A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não reconheceu o pedido de embargo da União Brasileira de Mulheres (UBM) sobre a punição imputada a Dudu, do Atlético. Com isso, a suspensão de seis jogos não foi aumentada.

A UBM havia entrado com embargo na decisão da Comissão de punir Dudu com seis jogos de suspensão, além de multa de R$ 90 mil. A entidade queria o aumento da suspensão para dez partidas e a aplicação de multa de R$ 100 mil.

Anteriormente, a defesa do jogador entrou com um recurso, que conseguiu a retirada da quantia a ser paga. Porém, o “gancho” de partidas foi mantido.

Dudu já cumpriu um jogo de suspensão, contra o Palmeiras, no último domingo (20), e perderá cinco jogos do Atlético:

  • Contra o Flamengo no domingo (27), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro
  • Contra o Flamengo no dia 31, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil
  • Contra o RB Bragantino no dia 3 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro
  • Contra o Flamengo no dia 6 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil
  • Contra o Vasco no dia 9 de agosto, no São Januário, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro

Como a condenação se aplica apenas em partidas de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dudu está disponível para atuar contra o Bucaramanga nesta quinta-feira (24), pela Copa Sul-Americana, competição da Conmebol.

Leia também

Relembre o caso

Dudu, foi punido nessa sexta-feira (18), na 5ª Comissão Disciplinar no STJD, por misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Como pena, ele ficará suspenso de seis jogos em quaisquer competições oficiais da CBF.

A Procuradoria entendeu que o atacante cometeu infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem ética, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Dudu entrou com pedido de efeito suspensivo no STJD no sábado (19), mas não obteve resposta e, por isso, ficou de fora da partida contra o Palmeiras na tarde deste domingo (20).

A defesa de Dudu se manifestou por meio de nota criticando a demora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva após o Atlético ter entrado com um pedido de efeito suspensivo para ter seu jogador à disposição do Palmeiras no último domingo (20). Para os advogados do jogador, a falta de resposta do STJD é “mais que uma omissão”.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.